Lama chega ao Espírito Santo e pode ultrapassar 9 km de costa; confira fotos

Com registros do fotógrafo Gabriel Lordêllo, imagens revelam força da lama que percorreu 650 quilômetros desde Mariana (MG)

23/11/2015 17:18 / Atualizado em 27/11/2015 16:51

No último domingo, 22 de novembro, parte da lama que destruiu inúmeras regiões desde a cidade de Mariana, em Minas Gerais, desembocou quilômetros de distância mar adentro na foz do Rio Doce, em Linhares, norte do Espírito Santo.

Uma quantidade considerável de lama havia chegado à costa capixaba no fim da tarde do último sábado (21) que, posteriormente, transformou-se numa mancha muito mais escura e densa. As águas afetadas fazem parte da Reserva Biológica de Comboios, área de proteção voltada à desova de tartarugas – entre elas a espécie tartaruga-de-couro, espécie que pode ser extinguida.

Tragédia mais que anunciada

Desde o rompimento da barragem de Mariana, a onda de lama deixou um rastro de destruição de 650 quilômetros por inúmeras cidades onde passou, com ao menos oito mortos e 11 desaparecidos.

Baseado em projeções realizadas por equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Ministério do Meio Ambiente concluiu que a lama ainda pode se espalhar por aproximadamente 9 quilômetros à frente da costa do Espírito Santo.

Confira algumas imagens registradas pelo fotojornalista Gabriel Lordêllo: