Ônibus movidos a hidrogênio entram em circulação em SP
A tecnologia usada nos ônibus é totalmente livre das emissões de poluentes
Os passageiros que utilizam transporte público entre as regiões de Santo André e Diadema, em São Paulo, terão a oportunidade de ajudar na redução da emissão de gases no meio ambiente. Dois novos ônibus movidos a hidrogênio entraram em circulação na última quarta-feira, dia 2, no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD).
Em junho de 2015, três ônibus foram entregues ao Estado de São Paulo e ativados para teste. No começo do mês, dois deles foram integrados à frota dos ônibus intermunicipais gerenciada pela EMTU/SP. Os trabalhos começaram na Linha 287P Piraporinha a Santo André, em trajeto bastante demandado por usuários.
A tecnologia usada de propulsão é totalmente livre das emissões de poluentes. No lugar de dióxido de carbono e outras emissões dos carros comuns, somente vapor d’água é eliminado pelo escapamento dos ônibus. Além de contribuir para mitigar a mudança global do clima, os novos ônibus também impulsionam o uso de tecnologias limpas para transporte no país.
- O hábito simples que pode ser um escudo contra a demência
- Novo medicamento reduz forma genética do colesterol alto em até 86%
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
Os dois veículos reforçam a preocupação com a natureza, pois são decorados com pássaros representativos da fauna brasileira e recebem nomes de aves. Um deles é a ararajuba, ave da região Amazônica que representará as regiões Norte e Nordeste, e outro o sabiá laranjeira, considerada por Decreto Presidencial como um dos quatro símbolos nacionais.
Os ônibus, desenvolvidos com tecnologia brasileira, são resultado de um projeto financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), em uma parceria com o PNUD, o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).