Pesquisadores transformam açúcar em energia elétrica

Um oferecimento BASF

A busca por fontes de energia limpa e renováveis é um dos grandes desafios da população mundial, o que faz com que pesquisadores procurem por soluções cada vez mais incomuns e inovadoras.

Pesquisadores da Universidade Brigham Young, de Washington (EUA), resolveram trilhar exatamente este caminho ao criar uma célula de combustível que retira energia elétrica a partir da glicose e de outros açúcares, também conhecidos como carboidratos. Isso mesmo, a fonte de energia preferida do corpo humano pode, em um futuro próximo, alimentar desde o celular até um carro.

Isso só é possível, acredite, graças a um herbicida para ervas daninhas que é capaz de quebrar as moléculas do açúcar, funcionando como um catalisador que extrai os elétrons a partir da glicose e os transfere para um eletrodo.

 
Créditos: Mark A. Philbrick
 

Estas células de combustível são muito mais vantajosas se comparadas às que possuem base de hidrogênio e usam a caríssima platina como catalisador, pois o herbicida é um componente muito mais abundante e barato.

Se interessa por matérias sobre energia limpa e gostaria de debater o tema? A BASF, empresa química líder mundial, também quer fazer a sua parte e convida o leitor do Catraca Livre para discutir esse problema no Creator Space™. O espaço colaborativo criado pela BASF é uma plataforma mundial para debater e inovar na busca por soluções aos desafios econômicos, ambientais e sociais atuais.