Plantas ajudam na sinalização da BR-101

Mais de 60 mil mudas serão plantadas em trecho da rodovia

Um trecho da BR-101 entre Palhoça (SC) e Osório (RS) está recebendo um esquema de sinalização comum em outros países, mas ainda não explorado no Brasil: a sinalização verde. Por meio de diferentes tipos de vegetação, motoristas podem ser avisados de curvas acentuadas, paradas de ônibus, pontes e outros pontos que requerem maior atenção ao volante.

A técnica, obviamente, não substitui a sinalização tradicional, mas atua de maneira complementar. Em canteiros centrais, por exemplo, arbustos servem para impedir que a visão de motoristas seja ofuscada pelos faróis de carros trafegando no sentido contrário.

Divulgação Dnit
Arbustos em canteiro central servem para impedir que visão de motorista seja ofuscada por luzes de carros no sentido contrário

Outras vegetações, como maciços arbóreos em curvas acentuadas e ipês enfileirados ao lado de paradas de ônibus já foram plantadas. mas levarão algum tempo para crescer. O trecho entre os municípios gaúchos de Osório e Túnel do Morro Alto já está finalizado.

As espécies usadas na sinalização incluem paineiras, caliandras, manacás-da-serra e buriti-palito. Mais de 60 mil árvores e arbustos serão utilizados. O custo estimado pelo  Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes é de R$ 2,3 milhões para instalar a vegetação nos 348 km do trecho da BR-101.

Por Redação