Depois de seis meses em cartaz, a exposição Planeta Inseto, sediada no Museu do Instituto Biológico, em São Paulo, foi reconhecida pela Secretaria de Agricultura e pelo Ibama como o primeiro Jardim Zoológico de Insetos do Brasil. Além de ficar permanentemente aberto para visitação no Instituto, o zoológico conta também com uma versão itinerante que pode ser levada até eventos e escolas.

O objetivo do projeto é explorar a biodiversidade desse grupo de animais, com atividades que despertam curiosidade no público. A idéia é que os visitantes percebam a importância desses organismos presentes em quase todos os ecossistemas da Terra, e que integram o maior grupo de animais do planeta. O Zoológico funciona de terça a domingo das 9h às 16h.

O Zoológico possibilita que o público veja de perto o que muitos conhecem apenas pela televisão. Abelhas produzindo mel, lagartas tecendo o fio de seda, formigas trabalhando em um sistema organizado, cupins reciclando material orgânico, insetos gigantes e aqueles que imitam a natureza para se defender de predadores, além de várias outras espécies de importantes para o meio agrícola e urbano.

 

 

Zoológico de Insetos