Quando se fala em preservação de animais em extinção, as imagens mais comuns são a de Pandas e outros bichos “bonitinhos”. Não é comum ver campanhas que promovam, por exemplo, a defesa da Salamandra gigante da China. Para garantir a manutenção dessas e outras espécies, o Zoological Society of London lançou o programa Edge, com o lema “Muitos dos animais mais bizarros e incríveis do mundo estão em perigo”.

Divulgação

Créditos: Divulgação

Salamandra da China, que pode chegar a 1,8m de comprimento

Os animais escolhidos pelo projeto são considerados representantes significativas da evolução das espécies. O objetivo é mapear os bichos e desenvolver ações para impedir que eles sejam extintos. As espécies do projeto incluem mamíferos, peixes, anfíbios e corais. Através do site do projeto, é possível aprender mais sobre esses animais e enviar doações para as ações de prevenção.

Além das campanhas organizadas diretamente ou apoiadas pelo projetos, o Edge tem ainda como meta assegurar que os governos locais dos países destes animais mantenham como prioridade a preservação da biodiversidade. Veja galeria com alguns dos animais protegidos pelo projeto.