Não são raras as oportunidades em que as pessoas se encontram em ambientes sem eletricidade. Seja qual for o motivo, é sempre bom pensar em formas de continuar a viver normalmente nossas vidas altamente dependentes de tecnologia. Uma boa opção pode ser aproveitar os movimentos e atritos que geramos todos os dias, como o de balançar numa cadeira, para produzir energia.

Desenvolvida pela empresa suíça Micasa Lab, a IRock é uma cadeira de balanço (rocking chair, em inglês) que, ao balançar, gera uma determinada quantidade de energia capaz de alimentar um iPods, iPhones ou quaisquer outros dispositivos da norte-americana Apple.

Uma hora de balanço, por exemplo, permite recuperar um terço da bateria de um iPad. Há ainda uma bateria para armazenar energia para carregamentos posteriores.

Se o funcionamento é simples, o preço, por enquanto, é salgado. A cadeira de US$ 1.300 quer, segundo seus criadores, “explorar a vida moderna”.  Pode funcionar, mas talvez não seja uma cadeira para qualquer vovó.