4 dicas valiosas para não cair em golpes no Whatsapp
Quem nunca desconfiou daquele conteúdo suspeito que recebeu por mensagem no Whatsapp? Os golpes cibernéticos estão presentes na internet brasileira e são muito mais comuns que você possa imaginar! Só em janeiro, cerca de 2,5 milhões de pessoas foram enganadas pelo aplicativo de mensagens.
Normalmente, os golpes vem em formato de supostas promoções que até mesmo seus contatos estão compartilhando via mensagem em grupos ou privado – mas é muito provável que essa pessoa tenha sigo enganada, e assim o ciclo vai se repetindo com milhões e milhões de usuários.
Para fugir da cilada, confira quatro dicas contra os golpes do Whatsapp:
- Câncer de pâncreas: conheça os principais sintomas e saiba mais sobre os avanços no tratamento
- Quanto custa viajar para Fernando de Noronha em 2025
- Confira a agenda de Stand Up no ABC Paulista de 09 até 12/01
- Entenda como dois copos desta bebida podem ajudar a diminuir o risco de AVC
- Sempre desconfie de promoções ou “coisas gratuitas” que te enviam por mensagem.
Nem todos os casos são golpes, mas é importante confirmar a procedência da informação e pesquisar com a loja em questão. Vale entrar no site, ligar no SAC da empresa e tentar descobrir se a informação é real. - Sempre fique atento ao formato da mensagem que chega até você. Se a promoção contiver erros de português, alerta vermelho! E, se além disso, ainda pedir para você compartilhar com outros contatos do seu Whats, é golpe!
- Muito cuidado ao inserir informações pessoais no cadastro dessas falsas promoções. Alguns golpes têm a finalidade de usar o seu número de telefone e até dados bancários sigilosos – que são transformadas em cobranças indesejadas e acesso à plataformas pessoais da vítima.
- Para se sentir 100% seguro, você ainda pode baixa um aplicativo de proteção no seu aparelho celular, são alguns deles o Psafe e a Kaspersky – ambos gratuitos para baixar.
- Você curte ou não curte?