A grande celebridade do momento é a Gina Indelicada - a personagem criada por um estudante de publicidade num perfil do Facebook, onde já conseguiu, em pouco tempo, 1,4 milhão de fãs.

Gina é, de fato, um interessante personagem. Mas não se compara à criação de uma outra estudante, dessa vez com 13 anos. Uma criação que dá mais respostas sobre como melhorar a educação do que muito candidato a vereador e prefeito.

Isadora Faber fez um perfil intitulado "Diário de Classe", onde conta o que ocorre em sua escola pública em Florianópolis, denunciando seus problemas. Logo passou a ser hostilizada pelos seus comentários.

Acham, talvez, que ela está sendo indelicada. Mas está sendo delicada com sua comunidade - e dando uma aula de jornalismo comunitário. Ela não tem os fãs de Gina. Mas seus 8 mil fãs foram suficientes para torná-la uma celebridade na educação brasileira. Se mais gente, especialmente os estudantes, usassem os meios de comunicação para apontar problemas nas escolas, o ensino seria melhor.

Está aí um dos ingredientes para ajudar a educação brasileira: a transparência do que ocorre dentro dos muros da escolar.