Saiba se seu PC está seguro da invasão hacker atacando o mundo
Nesta sexta, dia 12, um ataque hacker de proporções gigantescas atacou o mundo inteiro, deixando computadores inutilizados na Europa, EUA e também no Brasil. O ataque foi parado por hora pois um especialista em segurança descobriu uma falha, mas especialistas temem que ele seja retomado nesta segunda.
O ataque é um chamado “ramsoware”, ele bloqueia o computador da vítima e impede que ela acesse seus arquivos a menos que pague os hackers. Fato que não garante o retorno dos arquivos. Instituições governamentais e corporações foram os principais alvos, mas qualquer computador com windows desatualizado está vulnerável.
A única defesa contra ele é estar com o Windows atualizado. A falha é tão grave que a Microsoft emitiu patches de segurança até para versões do Windows que não mais suporta, como o Windows XP. Se o seu PC não estiver atualizado, baixe a atualização neste link do seu sistema operacional.
- Finalmente: Whatsapp ganha criador de figurinhas no PC
- Fãs do Microsoft Office comemoram lançamento de versões clássicas
- Suzano: o melhor texto sobre ódio nas redes secretas na internet
- Por dentro do ‘blockchain’
No Windows 10 é possível descobrir se o seu PC está atualizado. Entre em “sistema” na barra iniciar, vá em “sobre” e busque a versão do sistema. Se ela for 1703 o seu sistema está protegido. Fora isso, a melhor dica segurança é a primeira contra qualquer ataque hacker: não clique em links que você desconhece a procedência em emails e nas redes sociais.