Estreava em 1991 um dos mais populares programas infantis da TV brasileira: o Glub Glub, da TV Cultura. Para matar a saudade, relembre a abertura e veja algumas curiosidades do programa de peixinhos que assistiam televisão debaixo d'água. Mais tarde, a carangueja Carol também entrou no grupo.

O Glub e a Glub - A atração era presentada por dois peixes, ambos chamados Glub, que batiam papo animadamente entre os desenhos e documentários educativos.

Os atores - Os atores seguiram seus rumos após o cancelamento do programa em 1999. Carlos Mariano continuaria trabalhando com cinema e televisão, trabalhando na novela "Carrossel" e em filmes como "Chico Xavier", de 2010. Gisela Arantes trabalhou como produtora em diversas exposições culturais, além de ministrar oficinas de teatro e dramaturgia e hoje dirige uma ONG que desenvolve projetos socioculturais, a Umiharu. Já a carangueja Carol, Andrea Pozzi, morreu em 2005 devido a um AVC em Coimbra, Portugal.

Centenas de episódios - A previsão inicial era gravar apenas 60 episódios, mas o sucesso foi tanto que mais de 670 foram filmados ao longo dos anos.

Animações premiadas - O programa teve um papel importante em trazer ao Brasil atrações que se diferenciavam das dos canais convencionais, com animações premiadas vindas de países como Alemanha, República Tcheca, Inglaterra, França e Bélgica. Mais de 40 desenhos passaram pelo programa, incluindo favoritos como Zeca & Joca, A Pedra dos Sonhos, Ernesto o Vampiro e O Pato Dínamo.

Os atores Gisela Arantes, Carlos Mariano e Andrea Pozzi em gravação do programa.

Créditos: Os atores Gisela Arantes, Carlos Mariano e Andrea Pozzi em gravação do programa.

Os atores Gisela Arantes, Carlos Mariano e Andrea Pozzi em gravação do programa.

O retorno - Uma nova versão do programa voltou no ano 2006, com os mesmos personagens principais interpretados por Carlos Mariano e Gisela Arantes, mas desta vez com os peixes discutindo vídeos educativos sobre a vida marinha ao invés de desenhos e animações.

Campeão de audiência - Hoje pode parecer impossível um program infantil sobre peixinhos falantes estar entre os campeões de audiências, mas essa era a realidade do Glub Glub. O programa chegava a 10 pontos de audiência em picos, ficando em segundo lugar na TV brasileira.

Cabeça pesada - Não era fácil manter a cabeça de peixe que fazia parte da maquiagem dos personagens. Ela pesava cerca de três quilos com o peso na parte de trás da cabeça. Isso tornava bem cansativo gravar o dia inteiro. A maquiagem levava uma hora para colocar.

Mistura com o Castelo Rá-Tim-Bum - Outro sucesso da TV Cultura, o Castelo Rá-Tim-Bum já chegou a ir ao fundo do mar e encontrar os personagens de Glub Glub.