divulgação

Créditos:

O mangá Nen Genesis Evangelion ganhou versão animada em 1995.

No Japão, um universo à parte agrega folclore, tradição, futurismo e entretenimento. Os animes, desenhos animados de origem nipônica, foram popularizados na década de 1960. Nesta época, surgiram dois dos personagens que ajudaram o gênero a cruzar o oceano rumo ao ocidente.

Kimba, o leão branco, e Astro Boy - o menino robô -, ambos criados pelo desenhista Osamu Tezuka, permitiram que os mangás ganhassem sua versão animada. Com o intuito de reunir algumas produções que caracterizam o estilo e expressão parte da estética criada no oriente, o Cinusp recebe a 2ª edição da Mostra Anime, de 20 julho a 9 de agosto. Com entrada gratuita, as sessões gratuitas são divididas em dois horários: às 16h e às 19h.

A programação traz longas-metragens como 5 Centímetros Por Segundo e O Lugar Prometido em Nossa Juventude, de Makoto Shinkai, os dois filmes baseados no seriado Neon Genesis Evangelion - Evangelion 1.11 e Evangelion 2.22, e Laputa: O Castelo no Céu, do premiado Hayao Miyazaki.  O diretor ganhou o Oscar de Melhor Animação de Longa-Metragem em 2003, com A Viagem de Chihiro.

Veja alguns destaques da mostra:

Evangelion: 1.11 Você (não) está só (Evangerion Shin GekijÅ Ban: Jo)
Data/Horário: 20/7 - 16h; 7/8 - 19h
Direção: Hideki Anno
Informações técnicas: Japão, 2007, cor, 98’. Classificação - 14 anos.
Sinopse: Tokyo-3 permanece em pé após a maior parte da civilização ter sido dizimada no Segundo Impacto. Agora, a cidade sofre o ataque incessante dos estranhos e mortais “anjos”, bizarras criaturas gigantes empenhadas em exterminar a raça humana.

Para combater esse cruel inimigo, a agência governamental NERV constrói uma frota de gigantescas máquinas robóticas humanoides – os EVAs – e o jovem piloto Shinji Ikari é chamado para entrar em ação. Vivendo uma vida de solidão e questionando sua própria existência, Shinji se esforça para aceitar a responsabilidade de batalhar pela sobrevivência da humanidade.

5 Centímetros por Segundo (Byôsoku 5 Senchimêtoru)
Data/Horário: 25/7 - 16h; 2/8 - 19h.
Direção: Makoto Shinkai.
Informações técnicas: Japão, 2007, cor, 63’. Classificação - 12 anos.
Sinopse: Colegas de turma e amigos muito próximos, Takaki e Akari moram em Tóquio. Por conta do trabalho de seu pai, Akari acaba se transferindo de cidade com sua família, e os amigos passam a manter contato apenas através de cartas. Na medida em que as estações do ano avançam, esse contato vai diminuindo.

Quando Akari volta para Tóquio, é Takaki quem deve se mudar. Outras pessoas entram em sua vida, mas ele não esquece Akari e, apesar de todas as separações, pergunta-se a todo o momento se um dia terá a chance de encontrá-la novamente.

Laputa: O Castelo no Céu (Tenkû no Shiro Rapyuta)
Data/Horário: 23/7 - 16h; 8/8 - 19h.
Direção: Hayao Miyazaki
Informações técnicas: Japão, 1986, cor, 124’. Classificação - Livre.
Sinopse: Sheeta cai misteriosamente do céu nos braços de Pazu, um garoto que vive e trabalha numa pequena cidade nas montanhas. Este encontro leva ambos a uma série de aventuras provocadas pela perseguição de piratas do ar e do exército a Sheeta, que acabam numa busca pela identidade da garota e pelo misterioso castelo no céu, Laputa – a ilha voadora citada em As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift.


Cinema: 2ª Mostra Anime

20 Jul
a
09 Ago

  • diariamente de 20/07 (Sex) a 09/08 (Qui)
    • das 16:00 às 19:00

Avenida Simão Bolívar - Jazz na Avenida
Avenida Simon Bolívar, s/n Armação Salvador - BA
Catraca Livre

20 Jul
e
09 Ago

  • diariamente de 20/07 (Sex) a 09/08 (Qui)
    • das 16:00 às 19:00
    • das 16:00 às 19:00

Catraca Livre