Crítica é tema da série de palestras no Maria Antonia

Centro Universitário recebe historiadores, jornalistas e pesquisadores durante toda a semana

A crítica está sustentada por três elementos básicos: a análise, a interpretação e o julgamento. Ainda que tais objetos facilitem a construção dos argumentos, a formulação de uma boa crítica é mais complexa do que parece. Com o intuito de debater sobre a linha de pensamento analítico-opinativa, o Centro Universitário Maria Antonia promove uma semana inteira de debates abertos ao público. De 21 a 25 deste mês, os interessados sobre o tema podem participar do “Atualidade da crítica”, com historiadores, críticos, jornalistas e pesquisadores da área de arte e cultura.

As atividades foram organizadas em duas sessões diárias:  as tardes destinadas à apresentação de trabalhos de jovens críticos e pesquisadores, ligados ou não à universidade, e o período noturno, dedicado a conferências. Todos os encontros visam discutir sobre temáticas que vão desde a crítica no Brasil contemporâneo e o intelectual público e artes até a especialização e visão de síntese.

Desde 2010, o trabalho desenvolvido por um grupo de professores resultou na série de encontros que compõem o evento. O intuito é analisar não só a situação atual da crítica de arte e cultura, mas também examinar a formação acadêmica da nova geração de críticos.

Confira a programação completa:

21/11

Crítica e atualidade: abertura dos encontros – com Maria Arminda do Nascimento Arruda (Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP), Moacyr Novaes (FFLCH / Maria Antonia-USP), Adriano Schwartz (EACH / Maria Antonia-USP) e Sônia Salzstein (ECA-USP)
Horário: 19h30

22/11

Mário Pedrosa e o grupo neoconcreto – com  Flávio Moura
O modelo de crítica de arte da modernidade e as práticas atuais da escrita – com Thaís Rivitti
Radicalismos à brasileira: João Gilberto e Chico Buarque – com Walter Garcia
Mediação: Guilherme Wisnik
Horário: 16h

A crítica no Brasil contemporâneo – com Wander Melo Miranda e Rodrigo Naves
Mediação: Fernando de Barros e Silva
Horário: 19h30

23/11

Jac Leirner: repetição e quantidade – com Carlos Eduardo Riccioppo
Sobre o papel (histórico) da crítica – com Cristian Borges
Transições canceladas: teatro de grupo ou a política dos grupos – com José Fernando de Azevedo
Eduardo Coutinho e os sentidos da crítica – com Raquel Imanishi
Mediação: Heloísa Espada
Horário: 16h

O intelectual público e as artes – com Sophia da Silva Telles e Tales Ab’Saber
Mediação: Eugênio Bucci
Horário: 19h30

24/11

Entre destruição e reconstrução – com Eduardo Sterzi
Eduardo Frota, Nuno Ramos: modos de uso da palavra – com Manoel Ricardo de Lima
O texto em delay – com Rafael Vogt Maia Rosa
Transformação, arte e imagens – com Tiago Mesquita
Mediação: Cauê Alves
Horário: 16h

Especialização e visão de síntese – com Alcir Pécora e João Cezar de Castro Rocha
Mediação: Joaquim Toledo Jr.
Horário: 19h30

25/11

Transformações da crítica diante da cibercinefilia – com Ângela Prysthon
Crítica: desvios e deslocamentos – com Beth Néspoli
A crítica de arquitetura e da cidade contemporâneas – com Pedro Arantes
A crítica musical entre o consumidor de cultura e os dilemas da performance – Sidney Molina
Mediação: José Augusto Ribeiro
Horário: 16h

Balanço e perspectivas
Horário: 18h30

Por Redação