Mostra no MAB-FAAP reúne peças clássicas de designers italianos

Também integram a exposição registros dos fotógrafos Aldo e Marirosa Ballo

Por trás das formas, cores e funcionalidades, diversos objetos projetados por designers carregam outra característica de extrema relevância: a memória. Resgatam a identidade de toda uma época e traduzem parte do pensamento que sustentava a produção – seja industrial ou artística – ao redor do mundo. Na Itália, muito se fez na área de criação, como, por exemplo, o “Grillo” – conhecido como o primeiro exemplar dos aparelhos dobráveis, hoje chamados de “flip phones”.

reprodução
Aldo e Marirosa abriram o primeiro estúdio fotográfico em janeiro de 1953. Seu acervo conta com mais de 145 mil registros

Este e mais outros 75 objetos integram a mostra “Zoom. Design Italiano e a Fotografia de Aldo e Marirosa Ballo”, em cartaz de 20 de maio a 15 de julho, no MAB-FAAP (Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado). Com entrada gratuita, obras clássicas de designers italianos e parte do acervo fotográfico do casal  Aldo e Marirosa Ballo ficam disponíveis para visitação de terça a sexta-feira, entre 10h e 20h.

Entre os objetos selecionados para e mostra – que foi organizada pelo museu alemão Weil am Rhein – estão livros, revistas, pôsteres, documentos e trechos de filmes italianos. Já no quesito “fotografia”, foram reunidas 300 das 145 mil capturas que compõem o acervo dos Ballo.

O intuito é demonstrar a evolução do design feito na Itália durante os anos 1960, período em que o país atingiu o ápice da produção de utensílios inovadores, entre eles poltronas, vasos, luminárias, mesas etc.

Por Redação