Ivy League: conheça as 8 universidades mais ‘tops’ dos EUA
Já ouviu falar sobre a Ivy League? Trata-se da elite do ensino superior nos Estados Unidos e no mundo. Inicialmente, o termo foi criado apenas para designar a união de times esportivos de oito instituições privadas do país. Fundadas, em sua maioria, ao longo do século XVIII, são universidades que estão entre as mais tradicionais da América do Norte.
O nome “ivy”, aliás, é uma referência à hera (ivy significa hera em inglês) que recobre os muros de seus prédios antigos e de arquitetura característica daquela época. Com o tempo, no entanto, o nome passou a ser usado também para categorizar a reputação das universidades do grupo, cuja excelência acadêmica data de séculos.
As escolas da Ivy League hoje estão entre aquelas com maiores recursos financeiros do planeta, recebendo doações anuais de até 38 bilhões de dólares. Nomes como Barack e Michele Obama, Meryl Streep,Noam Chomsky e Martin Luther King (1929-1968), por exemplo, foram ex-alunos da liga e estão entre os mais de 300 ganhadores do Prêmio Nobel.
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
Conheça abaixo as universidades que fazem parte da Ivy League, reunidas pelo blog Novos Alunos, do SEB (Sistema Educacional Brasileiro):
Fundada em 1754 e lar da primeira faculdade de Medicina dos EUA, a universidade fica em Nova York. Além dos cursos mais clássicos, a instituição oferece uma infinidade de outras habilitações, entre as quais estudos culturais focados em diversas tradições do mundo, resolução de conflitos internacionais e farmacologia molecular.
Localizada na Filadélfia, é conhecida especialmente por seus programas de Business, assim como por ter desenvolvido vacinas contra rubéola e hepatite B, além do primeiro computador de uso pessoal do mundo, em 1946. A escola foi fundada em 1740 por grandes nomes da história norte-americana, como Benjamin Franklin (1706-1790).
A mais antiga e renomada universidade da América, que fica em Cambridge, Massachusetts, tem mais de 380 anos de história e conhecida por seus cursos mais tradicionais, como direito e medicina. Também oferece 49 habilitações que podem, inclusive, ter suas grades personalizadas para atender aos interesses pessoais de cada aluno.
Fundada em 1701, ficou conhecida historicamente como uma das escolas com corpo discente mais diversificado do país. Oferece graduações em todas as áreas tradicionais, como arquitetura e física, mas também em habilitações mais diferenciadas, como humanidades ou ecologia e biologia evolucionária.
- Confira aqui a lista com todas as instituições que, inclusive, aceitam candidaturas de estudantes de outros países para seus programas. Saiba como estudar em uma delas.