ProUni e Sisu: garanta sua vaga nas melhores universidades do país

Programas lançados pelo Governo Federal e Ministério da Educação permitem que nota do ENEM seja utilizada para concorrer a bolsas de estudo; as inscrições online do ProUni 2013 ficarão disponíveis até às 23h59 do dia 27 de junho

Algumas universidades utilizam o Sisu como “primeira etapa” do processo de seleção, ou seja, haverá outra avaliação para que o candidato consiga a vaga. É preciso consultar cada instituição para conhecer seus processos de admissão.

Em 2005, o Governo Federal criou um programa de bolsas de estudo voltado para pessoas interessadas em ingressar no Ensino Superior. Batizado de ProUni – Programa Universidade para Todos, ele permitiu que a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) fosse utilizada para concorrer a vagas em instituições privadas. Este, por sua vez, está com inscrições abertas até 27 de junho via internet.

Quatro anos depois, o Ministério da Educação resolveu ampliar o alcance do programa e deu início ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) que se assemelha ao sistema do ProUni, mas possui um diferencial: as vagas disponibilizadas são para cursos em universidades públicas e federais como, por exemplo, a UFRJ e o IFSP . Ambas as iniciativas abrem inscrições online e permitem que os candidatos escolham quais áreas pretendem estudar. Em seguida, a disputa pelas bolsas – que podem chegar a 100% de desconto na mensalidade – se dá baseada pontuação obtida durante o ENEM.

No ano passado, o número de inscritos no ProUni chegou a 1,2 milhão. O Sisu, por sua vez, teve aumento no número de vagas disponibilizadas e universidades participantes. Em 2011, foram 83 mil vagas em 83 faculdades, já este ano os números chegaram a 129 mil bolsas em 101 instituições.

Para tirar todas as dúvidas sobre os programas e se informar a respeito das novas datas de inscrição basta consultar seus respectivos sites: ProUniSisu.