Balão Vermelho atrai olhares de paulistanos

Série fotográfica chama atenção para os detalhes perdidos na rotina urbana de São Paulo

Por: Catraca Livre

Quem mora em São Paulo sabe o quanto o cotidiano na cidade é corrido e agitado. Com tanta coisa para fazer, sobra menos tempo para notar pequenas ações que podem surgir no percurso diário.

Foi em busca de chamar a atenção para esses detalhes que Alexandre Mandu criou o ensaio fotográfico “Balão Vermelho: a cidade sob um olhar transgressor do cotidiano”. Tomando como cenário as situações urbanas comuns, o artista e fotógrafo quis contemplar o rompimento da rotina de quem transita por algumas regiões do centro, como o Pateo do Collegio e a ladeira General Carneiro, com a instalação de um grande balão vermelho.

A ideia do ensaio, realizado no último sábado de novembro, 29, foi descobrir se o cotidiano apressado dos paulistanos poderia ser transgredido de alguma forma ao criar uma intervenção, como explica Mandu: “O ritmo da cidade está cada vez mais acelerado e as pessoas passaram a percebê-la cada vez menos. Minha intenção foi alertar para esse distanciamento e tentar revertê-lo.”

A série fotográfica foi apresentada como TCC no curso de pós-graduação em Fotografia Aplicada, do Senac, mas não deve parar por aí. A partir de agora, o principal objetivo é levar a intervenção para outros locais da cidade e até mesmo outros estados.

O resultado do ensaio são fotos divertidas, inusitadas e que ilustraram a atenção do público direcionada ao objeto. “Quantas vezes permitimos nos distrair pelos detalhes perdidos que compõem nosso caminho para o trabalho, à faculdade ou à escola? Como já dizia Cazuza, ’o tempo não para’, mas diminuir a velocidade por alguns minutos pode fazer um bem danado”, afirma o fotógrafo.

Confira as fotos: