Entre o grafite e a animação

O projeto Graffite com Pipoca foi criado em 2006 com a intenção de abrir mais um canal de comunicação e cultura na cidade de São Paulo. O coletivo uniu em um mesmo ambiente grafiteiros, fotógrafos, operadores de tele-marketing, estudantes e qualquer pessoa com vontade de trocar informações e produzir arte.
A ideia central era oferecer à comunidade oficinas gratuitas sobre o grafite e técnicas de animação, criando ao final de cada curso vídeos em que as duas artes se interagissem.

Das oficinas surgiram animações como o vídeo Bola Murcha, documentários, fotografias músicas e o videoclipe para a canção “O Mérito e o Monstro”, do grupo musical Teatro Mágico – veiculado pela MTV.
Sem patrocínio para manter as aulas, o projeto não morreu, apenas mudou a perspectiva e se tornou um divulgador das duas artes. Ao antigo time de criadores, somou-se alguns alunos dos cursos. Hoje, o grupo faz eventos nas regiões periféricas da cidade, levando para as comunidades os vídeos-animação, música e filmes independentes, em eventos que reúnem  também música e mini-oficinas, sendo oferecido gratuitamente a população.

Para o artista Jerônimo Vilhena,  um dos coordenadores, o importante é manter esse canal de produção cultural aberto. “O grande meio de veiculação da nossa arte é a internet, usamos o youtube e o fotolog para mostrar o nosso trabalho. Isso ajuda muito na hora da divulgação e, mesmo ficando cada vez mais inviável financeiramente, a gente sempre acha parceiros como o Instituto Vozes, o Jamac, entre outros, para manter o coletivo vivo”.  A finalidade do grupo é continuar mostrando que a arte abre novos caminhos na vida das pessoas.

Vídeo-animação Velho Bola Murcha: