A cozinha paulista volta a ser tema da exposição “Fazeres e Sabores da Cozinha Paulista”, que acontece na Casa do Tatuapé até o dia 17 de janeiro. A mostra apresenta os hábitos alimentares dos bandeirantes e tropeiros, apresentando um panorama do cotidiano desses personagens. Ao passear pela exposição, será possível encontrar instrumentos de madeira adotados pelos portugueses.

divulgaçãoBandeirantes

Créditos: Bandeirantes

Bandeirantes

Foi a partir do século 17 que as terras do interior do Brasil passaram a ser rotineiramente exploradas. O desbravamento e povoação dessas terras foram iniciados por expedições pioneiras chamadas de Entradas e Bandeiras. As Entradas geralmente eram expedições oficiais, ou seja, foram organizadas pelo governo da autoridade colonial. Já as Bandeiras tinham motivação particular, isto é, eram organizadas por colonos que se estabeleceram nos povoados.

Os historiadores ainda hoje debatem sobre a caracterização dos dois tipos de expedições, mas ainda assim aceitam a diferenciação mencionada acima. O mais importante é entender os fatores que ocasionaram a criação das Entradas e das Bandeiras e as mudanças que essas expedições provocaram no processo de colonização do Brasil.

As informações são Renato Canciansaiba mais