Conheça o místico ‘Stonehenge’ brasileiro

Por: Catraca Livre

Muita gente pensa que para conhecer lugares incríveis é preciso viajar para o exterior, fazer uma viagem cara e gastar todas as economias de um ano inteiro.

Felipe Monteiro Vazami, do blog Redescobrir, não pensa da mesma maneira. Seu projeto fotográfico se baseia na redescoberta das belezas da vida, que muitas vezes nos passam despercebidas pela nebulosidade gerada pela rotina.

Sua ideia era ficar algo em torno de um mês no Norte do Brasil, entretanto ele se encantou com as belezas que nosso próprio país pode nos oferecer e acabou ficando mais de cinco meses na região.

Quando percorria o Estado do Amapá ouviu boatos sobre um lugar chamado pelos populares da região de “Stonehenge Brasileiro” e resolveu conferir de perto esse espaço místico que nunca antes havia escutado falar.

Quando chegou na pequena cidade de Calçoene, já se deparou com o primeiro desafio, não havia nenhum transporte oficial que o levasse para conhecer as tais formações rochosas.

Descobriu também que o espaço onde as rochas foram encontradas, era mantido pelo Leilson Carmelo da Silva, também conhecido como seu Garrafinha, esse senhor de origem humilde, mas de uma sensibilidade maravilhosa, percebeu antes do que qualquer antropólogo, ou autoridade local, a importância histórica daquelas pedras.

O senhor é uma celebridade local na cidade, muito respeitado por todos os habitantes de Calçoene, já recebeu homenagens de diversas universidades por seus serviços à sociedade, já foi até mesmo tema de uma matéria escrita pela “National Geographic”.

 
Créditos: Felipe Monteiro Vazami
 

As formações são um espetáculo da natureza e uma conexão com nossos antepassados, provavelmente foram organizadas por diferentes gerações e comunidades ao longo dos anos.

Infelizmente, devido ao descaso dos políticos locais, essa obra prima antropológica corre sérios riscos de depredação, Seu Garrafinha já é um senhor de idade, e não tem mais condições físicas de proteger nosso patrimônio.

 
Créditos: Felipe Monteiro Vazami
 

Se você tem interesse em conhecer esse patrimônio, faça uma visita ao seu Garrafa na cidade de Calçoene – AP, ele ficará muito feliz em compartilhar suas histórias, e sua esposa Dona Nilza, te servirá um delicioso cafezinho. Se você é morador da região, cobre das autoridades uma postura mais séria quanto a preservação do local, isso é um serviço para a humanidade.

Para ler a matéria completa visite: redescobrir.org. Para acompanhar outros lindos lugares pouco explorados pelo turismo siga as páginas do Redescobrir no Facebook e no Instagram.