Florença, a capital da renascença

Florença… Sem dúvida nenhuma é uma das mais belas cidades do mundo. Encantadora, dinâmica, histórica, fantástica… Florença é um sonho!

Passear por seus jardins, contemplar as obras renascentistas, sonhar e viajar pela Ponte Vecchio sob o Rio Arno, passar o dia no Palazzo Pitti… Tudo que eu disser sobre a beleza de Florença é pouco para expressar o que esta cidade tem a oferecer. E o Rio Arno? Ah! O maravilhoso Arno, serviu de palco de tantos talentos renascentistas. Suas encostas e ribeiras deslumbrantes…

 
Créditos: User
 

Desde o início do século 15 até meados do século 18 Florença foi governada pela família Médici, grande patrocinadora das artes, da construção de igrejas e museus. A quem não fosse à favor da política Médici, mas é inquestionável a dedicação desta família pelas obras de arte.

A cidade é cenário de obras de grandes mestres do Renascimento, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto, entre outros.

Florença foi durante muito tempo considerada a capital da moda. É considerada o berço do Renascimento italiano, tornou-se célebre, também, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da “Divina Comédia”, que é um marco da literatura universal e de onde a língua italiana moderna tem várias influências.

Nesse poema ele descreve a cidade de Florença em muitas passagens, assim como alguns de seus contemporâneos florentinos célebres, como Guido Cavalcanti, amigo que também era poeta e ativo na vida política da cidade. Também é florentino Cimabue, o último grande pintor italiano a seguir a tradição bizantina, e responsável pela “descoberta” de Giotto.

Florença, capital da Toscana, linda, divina, maravilhosa… Não se tem adjetivos para expressar o que esta cidade tem a oferecer ao turista.

Vá, divirta-se, se perca nas ruas de Florença… Cada esquina, cada beco, cada parede… Tudo espelha cultura e história.

Deslumbre-se com a Basílica di Santa Maria del Fiore (foto) é a catedral, ou Duomo.

Perfeita em cada detalhe –“O Duomo é a basílica mais linda que já contemplei! (Edi Marques)”. A majestosa Catedral, demorou para ter o aspecto que conhecemos hoje. Ela é a junção de um rebuscado gótico de cores claras cujo exterior é impactante sob qualquer ângulo que seja observado. Começou a ser construída em 1296, tendo sua conclusão somente 140 anos depois. A fachada atual demorou ainda mais –foi concluída em 1887.

Sua face interna é mais discreta, porém ainda assim reserva alguns detalhes preciosos a exemplo das ruínas da antiga igreja que ali existia (na cripta) e um afresco de Giorgio Vasari (cúpula). Abriga o Museo dell’Opera del Duomo, com obras com obras de Donatello e outros artistas.

Três detalhes que não podem passar despercebidos são a monumental cúpula de Bruneleschi –repleta de engenhosas soluções para sustentar a lanterna e o telhado a mais de 50 metros de altura, o campanário projetado por Giotto e a pintura Dante e a Divina Comédia, de Domenico di Michelino.

Mas Florença tem muito mais para ser visto:

Piazza della Signoria | A principal praça de Firenze, onde estão localizados o Palazzo Vecchio e a Galeria Uffizi.

Ponte Vecchio | Construida no século I antes de Cristo, reza a lenda que durante a 2ª guerra quando os alemães já haviam perdido a guerra e destruíam tudo aquilo que podiam, ao ver a beleza desta ponte não tiveram coragem de destruí-la. Repleta de joalherias e ourives é a mais bela ponte sobre o rio Arno, atravessá-la é um privilégio de poucos, portanto não deixem de visitá-la.

Piazzale Michelangelo | A vista que se tem da cidade de Florença do alto desta praça não tem adjetivos! A Piazzale Michelangelo é um daqueles lugares que dificilmente visitamos quando temos pouco tempo. Mas vale cada minuto, É o principal ponto de observação da cidade de Firenze, o visual é qualquer coisa de fantástico.

Casa de Dante Alighieri | Dante foi o maior poeta de todos os tempos, principalmente pela obra “A Divina Comédia” – “particularmente esta obra de Dante me inspira (Edi Marques)”. Muitos não sabem mas ele era fiorentino. É possível visitar sua casa, que virou o Museo Casa di Dante. O ingresso custa 4 euros e é possível contemplar diversas obras do poeta, incluindo alguns trechos da Divina Comédia.

Palazzo Pitti | A poucos metros, depois que você atravessa o Rio Arno pela Ponte Vecchio, encontra-se o Palazzo Pitti, a maior residência de Firenze e também a mais “‘majestosa”. Composta de centenas de quartos e salas, hospeda também vários museus, e o maravilhoso Giardino di Boboli, verdadeira obra prima que reúne em seus diversos jardins várias esculturas e fontes nos seus mais de 45.000 metros quadrados. “No Giardino di Boboli, eu e Flávinha ficamos horas… Não queríamos ir embora! E no seu topo, ainda podemos nos maravilhar com o museu da cerâmica – Edi Marques”

Em fim, Firenze, Florença, Florence… Não importa como você a chame, vá! E fique no mínimo uma semana.

Edi Marques & Flavia Ghelli | Administradores do website malaparadois – Dicas de Viagens & Lifestyle em um único site!