Permacultura e viagem: 5 paraísos no Brasil que você pode conhecer sem pagar por hospedagem
A permacultura caracteriza-se por projetos ambientais que utiliza métodos ecologicamente saudáveis, economicamente viáveis, que respondam as necessidades básicas, sem explorar ou poluir o meio ambiente, e que se tornem auto-suficientes a longo prazo. Entende-se que tanto o habitante quanto a sua morada e também o meio ambiente em que estão inseridos, fazem parte de um mesmo e único organismo vivo.
A permacultura trata as plantas, animais, construções, infra-estruturas (água, energia, comunicações) não apenas como elementos isolados, mas como sendo todos parte de um grande sistema intrinsecamente relacionado.
Para isso, faz-se necessário a observação e a combinação de vários aspectos: os ecossistemas, a sabedoria ancestral e também o conhecimento científico, aproveitando as qualidades inerentes das plantas e animais, combinando suas características naturais com os elementos que compõem a paisagem, e mais a infra-estrutura existentes, para que se possa produzir assim um sistema que suporte o desenvolvimento da vida, tanto na cidade quanto no campo, utilizando-se o mínimo de recursos possíveis.
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
A Permacultura aproveita também toda a flora local, associando árvores, ervas, arbustos e plantas rasteiras, que se alimentam e se protegem mutuamente. A água da chuva também é aproveitada através da instalação de captadores, que faz com que a água seja armazenada e utilizada para diversos fins, como a descarga do vaso sanitário, por exemplo.
O princípio básico da Permacultura é: trabalhar “com” e “a favor de”, e não “contra a natureza”.
Se interessou? Então por que não unir o útil ao agradável? Explorar as riquezas que o Brasil oferece, ao mesmo tempo conhecer mais sobre a permacultura e o melhor: sem precisar pagar por hospedagem. Eis aqui uma seleção de lugares paradisíacos onde você pode viajar fazendo work exchange: trabalhar em troca de casa e comida:
Alto Paraíso – GO
Saiba mais: aqui
Chapada Diamantina – BA
Saiba mais aqui
Jericoacoara – CE
Saiba mais aqui
Paraty – RJ
Saiba mais aqui
João Pessoa – PB
Saiba mais aqui
Por Amanda Barbosa, do blog Por Uma Vida Mais Rica. Siga a página no Facebook e Instagram