Fotógrafo de viagem: o melhor jeito de registrar seus momentos
Gosta de viajar pelo mundo e tem dificuldade de voltar das viagens com fotos legais, onde você apareça também? Selfies, tripé, peso extra, controle remoto, timer, posiciona e sai correndo, pede pra alguém tirar… e nem sempre dá certo! Eu adoro fotografia, mas muitas vezes me frustrava por não ter imagens à altura de viagens especiais que já fiz
Por todos esses motivos, que são comuns na vida de muitos turistas, um novo serviço vem conquistando cada vez mais adeptos: é a fotografia de viagem, que começou a aparecer em 2012/2013, cresceu consideravelmente em 2015 e hoje já é algo comum no mundo todo. Foi assim que conheci o trabalho da fotógrafa Luciane Mattos (lumattos.com.br), do Rio de Janeiro.
Ela já acompanhou viajantes tanto no Brasil como no exterior. Também faz fotos de wedding destination ou ensaios de casais em lua de mel. Recentemente esteve na Itália com uma família. Vendo o resultado desses trabalhos fica impossível não sentir vontade de ter algo assim também. Eu escolhi fazer um ensaio na Bahia, de onde voltei com belos registros que sozinha ou com familiares/amigos jamais conseguiria fazer. A Lu me acompanhou em todos os passeios e me deixou super à vontade –e olha que sou bem travada– mas ela conduz tudo de um jeito muito profissional e é paciente, atenciosa, direciona tudo da melhor forma.
- Por que a falta de sono pode aumentar os sintomas de ansiedade?
- Casa do filme “Ainda Estou Aqui” vira ponto turístico no Rio de Janeiro; saiba onde fica e como visitar
- Vaga Lume transforma a vida de crianças da Amazônia por meio da leitura
- O que fazer em Guarda do Embaú? 3 ideias para o verão
Com a companhia de um profissional a gente não tem só as fotos posadas, selfies, nem a preocupação de carregar equipamentos. Além disso, o olhar de um fotógrafo não só para os lugares turísticos, mas também para outros não tão turísticos, tornam a experiência ainda mais autêntica. E as pessoas ficam mais livres para apreciarem mais o local, os detalhes e curtirem os momentos, enquanto ela cuida para que eles sejam eternizados em fotos.
Outra vantagem é a qualidade das fotos, que podem se transformar em recordações dignas de um ensaio de revista. “Uma foto de celular, por melhor que seja, não dá para ampliar muito. Fica maravilhosa para redes sociais, e eu uso também, mas você não consegue qualidade para fazer um álbum ou um quadro”, explica Lu.
Para quem mora no Rio de Janeiro ou está a passeio, também é possível fazer um ensaio em algum ponto turístico ou nas cidades da região. “O estado do Rio é repleto de lugares cheios de beleza natural, ao redor da cidade maravilhosa! São lugares únicos, paradisíacos, que fazem uma bela composição para retratos”, finaliza.
Por Mariana Bueno, autora do blog Mariana Viaja