Parques nacionais brasileiros têm recorde de visitações

Os parques nacionais brasileiros registraram um aumento de 20% no número de visitantes em 2017, quando comparado ao ano anterior. Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), 10,7 milhões de pessoas visitaram as unidades de conservação no ano passado.

O crescimento reflete tendência mundial de busca pelo turismo de natureza e Brasil desponta como um dos principais destinos, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.

Mais visitados

Vista do Cristo Redentor, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro
Créditos: Reprodução
Vista do Cristo Redentor, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro

O Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, continua sendo o campeão de visitação. Em 2017, ele recebeu 3,3 milhões de pessoas, e, 2016, foram 2,7 milhões. O Parque do Iguaçu, no Paraná, foi a segunda unidade mais visitada, com 1,8 milhões de turistas (em 2016 foram 1,6 milhões), seguido pelo Parque Nacional do Jericoacoara, no Ceará, da Reserva Extrativista Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, e Parque Marinho Fernando de Noronha.

Todos esses parques oferecem uma excelente infraestrutura para o visitante.Conheça alguns dos principais parques brasileiros:

Parque Nacional de Anavilhanas (AM)

Passeios de barco pelas florestas alagadas são uma das atrações no Parque Nacional de Anavilhanas
Créditos: Priscila Santos
Passeios de barco pelas florestas alagadas são uma das atrações no Parque Nacional de Anavilhanas

O Parque Nacional de Anavilhanas pode ser visitado durante todo o ano. Na seca, de setembro a fevereiro, os turistas podem desfrutar belas praias de areias brancas que emergem por todo o arquipélago. Na cheia (março a agosto), o vislumbre fica por conta dos passeios de barco por dentro das florestas alagadas.

Parque Nacional de Aparados da Serra (RS)

Para quem gosta de aventura, o Cânion Itaimbezinho é um prato cheio
Créditos: Lucio Santos/ICMBio
Para quem gosta de aventura, o Cânion Itaimbezinho é um prato cheio

Seu maior atrativo é o Cânion Itaimbezinho. Com profundidade de até 700 m, paredões verticais e fenda estreita, é um dos maiores das Américas. Há ainda paredes rochosas ornadas pelo verde da Mata Atlântica.

Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

Chapada Diamantina é roteiro certo para quem busca tranquilidade

Na Chapada Diamantina há excepcionais cenários, com cachoeiras, cânions, cavernas e montanhas. O Parque Nacional pode ser acessado por mais de 30 trilhas dispersas nos municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT)

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é umas das principais atrações do Cerrado

Com 32.630 hectares, na região são protegidas amostras dos ecossistemas locais e assegurada a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.

Parque Nacional de Itatiaia (RJ)

Inaugurado em 1937 por Getúlio Vargas, é o primeiro parque nacional do Brasil

Pode ser visitado durante todo o ano, porém o melhor período para conhecer a parte alta, como o Pico das Agulhas Negras e a Pedra do Altar, é durante o inverno. Enquanto a parte baixa, com o Lago Azul e a Pedra da Fundação, pode ser desfrutada nos 12 meses, mesmo no verão, época de grande incidência de chuva.

Com informações do ICMBio e MTur