Rum, cacau e charutos: sabores sedutores da República Dominicana

A República Dominicana é uma experiência para ser vivida com todos os sentidos. Além das belezas naturais, do clima agradável e das praias paradisíacas, o país tem sabores únicos: excelentes runs, o mais delicioso cacau e charutos reconhecidos mundialmente.

Um passeio clássico é apreciar o sabor de alguns dos famosos runs dominicanos enquanto visita a terra onde se produz essa bebida de alta qualidade. O rum, sozinho ou misturado em coquetéis, é o produto dominicano por excelência, graças ao desenvolvimento que a indústria da cana de açúcar, introduzida pelos espanhóis em 1493, teve a partir do século 19.

O rum é o produto dominicano por excelência
Créditos: Richard C. Edwards
O rum é o produto dominicano por excelência

No coração de San Pedro de Macorís, região da cana de açúcar, estão localizadas duas das mais importantes e reconhecidas destilarias: Ron Barceló e Brugal. As duas oferecem visitas guiadas para conhecer a história, a elaboração e as variantes dessa bebida; além da degustação e venda de produtos.

A República Dominicana também é um paraíso para os amantes do chocolate. Uma visita ao país permite não apenas degustar incríveis doces, mas também descobrir a história e o processo de produção do seu componente básico, o cacau, uma das grandes contribuições da América pré-hispânica para o mundo.

Cacau e chocolate

O cacau vem de uma árvore chamada theobroma cacao, que significa “alimento dos deuses”. Os astecas apreciavam o cacau como um presente divino e chamavam de “xocolatl” a bebida obtida de suas sementes. Atualmente, o país é um dos principais produtores de cacau da América Latina.

Passeios pelas plantações de cacau é uma das atrações imperdíveis

Há vários passeios que atravessam as extensas plantações de cacau e nos quais o visitante pode conhecer o processo de plantação e colheita da árvore, a fermentação e a secagem das sementes, e sua transformação em chocolate.

Tanto a Ruta del Cacao de Yamasá, na província de Monte Planta, como o Sendero del Cacao, em San Francisco de Macorís, são opções próximas a Santo Domingo, capital do país. Já a Ciudad Colonial tem um museu dedicado ao cacau e ao chocolate, onde os visitantes podem pôr a mão na massa e fazer seu próprio chocolate.

Charutos

Os produtores trabalham há séculos com a excelência da folha do tabaco

A República Dominicana tem fama de produzir extraordinários charutos. É não é por acaso. Os produtores, especialmente os do Valle del Cibao, trabalham há séculos com a excelência da folha do tabaco. Saborear um bom charuto acompanhado de uma bebida em um cigar bar, com um ambiente íntimo e descontraído, é uma das experiências mais agradáveis para os especialistas em charutos.

A arte de fabricar um charuto ainda se mantém intacta e essa é uma das principais razões para visitar uma tabacaria dominicana: ver como experientes artesãos fabricam, a mão, cada charuto utilizando as mesmas técnicas antigas dos seus antepassados.

A arte de fabricar um charuto ainda se mantém intacta
Créditos: Eric Motjer
A arte de fabricar um charuto ainda se mantém intacta

Localizadas na província de La Romana, a Tabacalera de García e a La Matilde, esta última a maior e mais famosa fábrica de charutos do país, oferecem a oportunidade de conhecer o processo de produção do tabaco, desde a plantação até a embalagem.

Em Santiago de los Caballeros está La Aurora, a empresa de tabaco mais antiga da República Dominicana, que funciona desde 1903 e exporta para os cinco continentes.