Viagens econômicas: 2 experiências perfeitas no litoral sul de SP

Por Eduardo Cordeiro, da Garupa

Qual será seu destino no próximo feriadão? Escolha entre o sossego da Ilha do Cardoso e a rica herança cultural de Iguape, pertinho da Estação Ecológica da Jureia –dois cases de sucesso de turismo de base comunitária no litoral sul de São Paulo.

Relax na Ilha do Cardoso

O lugar

Praia de Folinhos, no núcleo Marujá

A Vila de Marujá fica em Cananeia, a 300 quilômetros da capital. O lugar é protegido pelo Parque Estadual da Ilha do Cardoso, um paraíso repleto de Mata Atlântica que pode ser explorado de barco, de bicicleta, a pé…  Ali não há sinal de internet ou celular, ou seja, a ideia é se desconectar do mundo por quantos dias você achar necessário.

O programa imperdível

Caminhar pelas trilhas ou até restingas, pedalar nos 18 quilômetros de praias praticamente intocadas. Há muitas experiências incríveis na ilha, mas os passeios de barco para ver golfinhos é que costumam apaixonar os viajantes.

O turismo de base comunitária

Vila de Marujá

Da década de 1960 até os anos 90, a região passou por uma forte especulação imobiliária e os moradores dependiam financeiramente das casas de veraneio, onde trabalhavam como empregados. Mobilizada, a comunidade conseguiu reverter essa situação por meio do turismo de base comunitária (o case tornou-se conhecido internacionalmente).

Hoje, a maior parte da renda que sustenta as famílias do Marujá vem do turismo.

Plano de viagem

A Rede Caiçara de Turismo coordena as reservas. No site você encontra todas as dicas úteis para a sua viagem –da lista completa de passeios até o que é fundamental levar na bagagem.

A cultura preservada Iguape

O lugar

Estação Ecológica da Jureia

Iguape está a 200 quilômetros de São Paulo. O casario histórico da simpática cidade é só o começo da viagem que explora a maior faixa contínua de Mata Atlântica do Brasil, entre os litorais de São Paulo e do Paraná.

É nesse cenário de natureza conservadíssima que você passeia de canoa pelo mangue, toma banho de cachoeira, aproveita a tranquilidade das praias e caminha até o alto do morro para admirar o inesquecível pôr do sol.  

O programa imperdível

A cultura gastronômica caiçara está preservada no Restaurante da Marília, em Iguape. No caminho para a Barra do Ribeira e para a Estação Ecológica da Jureia, na região do Lagamar, a casa representa o melhor da culinária local –como o peixe fresco assado acompanhado por farofa de banana.

Outra forte manifestação da cultura caiçara, a música de fandango é o ritmo que costuma acompanhar as refeições.

O turismo de base comunitária

O empreendimento de Dona Marília não beneficia apenas a ela, mas a toda a rede de pequenos empreendedores ligados à operação do restaurante, desde o pescador até os artesãos e o grupo de fandango.

Como uma das poucas opções de alimentação na região, o restaurante também gera fluxo de visitantes para os passeios de barco pelo Lagamar.

 Plano de viagem

O da Marília fica na comunidade de Vila Nova, na Estrada da Barra, em Iguape. Ligue antes para confirmar o funcionamento e fazer sua reserva: (13) 98142-7939.

Clique aqui para conhecer outros destinos do “Guia Garupa do Brasil Autêntico”.

Texto publicado originalmente no site da Garupa em 02/04/2018

***

Viajar pode fazer mais. Por você e pelos lugares que visita. Este é o lema da Associação Garupa, Organização Social de Interesse Público (OSCIP) que trabalha com o turismo sustentável como ferramenta para promover distribuição de renda e preservação de riquezas naturais e culturais do Brasil. A Garupa atua no apoio a comunidades e iniciativas em três frentes: por meio de consultoria para campanhas de crowdfunding, da realização de Expedições Garupa ou da divulgação de experiências sustentáveis através do Guia do Brasil Autêntico.