Casa Beco no Festival Grão & Torra: oficinas irresistíveis para os amantes de café
No dia 24 de janeiro, o Festival Grão & Torra ocupa o Beco do Batman com muita gastronomia e arte
A Casa Beco (Rua Aspicuelta, 99 – Beco do Batman, Vila Madalena) vira um ponto de encontro para os amantes de café no sábado, dia 24 de janeiro, a partir das 10h. O espaço, junto com a Galeria Ziv, recebe a primeira edição do Festival Grão & Torra, uma iniciativa da Catraca Livre.
O evento tem o objetivo de transformar essa bebida tão querida em expressão cultural da cidade, do ritual cotidiano às inovações em produto, serviço e lifestyle.
Por isso, a Casa Beco recebe oficinas e estandes de várias cafeterias de São Paulo. Tem atividades gratuitas e pagas para quem não resiste a um cafézinho. Vale dizer que todas as inscrições podem ser feitas aqui.
A programação tá linda demais
O dia começa às 10h com uma oficina gratuita e cheia de brasilidades oferecida pela Quente da Boca. A cafeteria oferece o acolhimento mineiro em São Paulo, e, para o Festival Grão & Torra, ensina a fazer dois drinks não alcoólicos com espresso e ingredientes caipiras.
Depois, às 11h, a Sarta Coffee & Co mostra o verdadeiro significado de entender o café como um ritual. Defensores do slow coffee, a casa apresenta aos interessados o método de extração Hario Switch, que mistura as técnicas de imersão e percolação (água quente passa pelo pó de café moído), garantindo muita versatilidade para a bebida. A atividade é gratuita e acontece novamente às 16h.
Dá para liberar seu lado artístico com a oficina de pintura de Rodrigo Cacá, que acontece às 11h. Para quem tem curiosidade de saber sobre o seu futuro, das 15h às 17h Suzana Sevian faz leituras de borra de café. Demais, né?
E claro que os fãs de tatuagem teriam um espacinho no Festival Grão & Torra. A partir das 13h é possível fazer flash tattoos temáticas. Sempre teve vontade de aprender a fazer desenhos na espuma do café? Então, não perca a oficina gratuita de latte art oferecida pela A2 Café, às 13h.
Espaço da Casa Hario
A Casa Hario, conhecida principalmente pelo seu método de filtragem V60, ocupa um andar da Casa Beco com um estande e várias experiências cafeeiras. Quem quiser elevar sua relação com café a outro patamar tem a chance de conhecer dois métodos de extração da marca – e tudo gratuitamente.
Às 11h e às 15h, o público conhece o V60, que se baseia no derramamento manual de água quente sobre o pó de café que fica em um coador de papel. É preciso controlar bem o fluxo do líquido para extrair todas as sutilezas da bebida.
Já às 13h, é a vez de apresentar o Mugen, que se diferencia do V60 por funcionar com um despejo único de água, começando pelo centro e indo até as laterais.
24 de janeiro | Programação completa
(clique aqui para fazer sua inscrição nas atividades)
- 10h – Oficina de drinks sem álcool com espresso e ingredientes caipiras (Quente da Boca) – Gratuito – Sala de cursos;
- 11h – Oficina de pintura com Rodrigo Cacá;
- 11h e 16h – Conhecendo o método Hario Switch (Sarta Coffee & Co) – Gratuito – Sala de cursos;
- 11h – Conheça o método V60 (Casa Hario) – Gratuito – Espaço da Casa Hario;
- 13h – Flash tattoo temática de café;
- 13h – Oficina de latte art (A2 Coffee) – Gratuito – Sala de Cursos;
- 13h – Conheça o método Mugen (Casa Hario) – Gratuito – Espaço da Casa Hario;
- 15h – Conheça o método V60 (Casa Hario) – Gratuito – Espaço da Casa Hario;
- 15h às 17h – Leitura da borra de café;
Sobre a Casa Beco no Festival Grão & Torra: oficinas irresistíveis para os amantes de café:
Quanto custa?
Gratuito
Datas e horários
Dia 24/01/2026
Horário: 10h às 17h
Acessibilidade
Local acessível para cadeirantes