Cine Bijou

Administrado pelo grupo Os Satyros, o espaço foi nomeado de Sala Patrícia Pillar e recebe uma programação com destaque para o cinema independente!

24/01/2022 16:39 / Atualizado em 18/03/2024 19:44

Reduto do cinema cult e de arte em SP, o icônico Cine Bijou ficou fechado por 26 anos e ganhou nova vida graças ao grupo de teatro Os Satyros. O coletivo teatral reformou o espaço e hoje mantem uma programação plural, com foco em cinema independente.

A nova sala, batizada de Sala Patricia Pillar, reabriu na comemoração do aniversário de 468 anos de São Paulo. Outra boa notícia é que o Festival Satyricine Bijou passa a ocupar o Cine Bijou. O evento teve as últimas edições virtuais e agora ganha espaço presencial.

O cinema é considerado um símbolo de resistência artística, pois projetou em sua tela filmes polêmicos e censurados na época da ditadura militar. Além disso, a sala deu espaço para importantes movimentos do cinema nacional, como o Cinema Marginal e o Cinema Novo.

Com 77 lugares, o Cine Bijou – Sala Patrícia Pillar ainda preserva a arquitetura original. As poltronas vermelhas, com detalhes em costura, e os arremates em gesso das paredes e do teto ainda dão pinta por ali.

Além disso, a editora teatral Giostri mantem um café e bar no hall do espaço, além de uma pequena livraria voltada para obras de cinema. Então não perca tempo e vá curtir um filme na telona!

Sobre o Cine Bijou:

Quanto custa?

Grátis ou a preços populares

Datas e horários

Todas as Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado, Domingo

Horário: Programação de quinta a domingo

Acessibilidade

Local acessível para cadeirantes