‘Circuito Ballroom: O amor é a mensagem’

Um fim de semana de arte, orgulho e resistência: IMS recebe evento gratuito de cultura ballroom com filmes, oficinas e baile. É aberto ao público, confira!

27/05/2025 16:15

Vamos iniciar o Mês do Orgulho à todo vapor? O IMS Paulista (próximo à estação Consolação do Metrô), traz três dias de programação celebrando a comunidade LGBTQIAP+, de 30 de maio a 1 de junho – sexta-feira, sábado e domingo.

Vão rolar oficinas, sessões de cinema e, para fechar com chave de ouro, um baile. Tudo gratuito e aberto ao público!

O ‘Circuito Ballroom: O amor é a mensagem‘ é dedicado especificamente à cultura ballroom – um movimento político e artístico da comunidade que existe desde os anos 1970. Sua história remonta aos EUA, onde foi criado por pessoas negras e latinas LGBTQIAP+, que utilizavam bailes (balls) como forma de expressão artística e identitária

O ballrrom abriga performances, batalhas de dança, música e, mais do que isso, representa um espaço de resistência e autorreconhecimento. É um lugar seguro e acolhedor frente às lutas diárias da população LGBTQIAP+. Sua importância foi tanta que atravessou gerações, se espalhou pelo mundo e ganhou ainda mais diversidade!

O Brasil é um desses palcos vivos, onde o movimento persiste até hoje e incorporou múltiplas brasilidades ao seu significado. É essa cultura que será celebrada no IMS Paulista!

No dia 30 (sexta-feira), às 19h, serão exibidos os filmesThe Queen‘ e ‘Queens at Heart‘, ambos tratam da temática drag queen e têm classificação indicativa para maiores de 14 anos.

O primeiro foi recentemente restaurado em versão 4k e acompanha um concurso de beleza de 1967, com a categoria drag – ele foi organizado pela famosa ativista Flawless Sabrina e tinha Andy Warhol como um dos jurados (confira sua exposição em SP clicando aqui!).

Ah, e depois ainda vai rolar uma conversa com Legendary Flip Couto e as curadoras do evento.

Já no sábado, dia 31, acontecem duas oficinas simultâneas às 15h: uma de fotografia em movimento com Star Cíntia Rizoli e outra de prática e introdução no voguing, com Trailblazer Mother Eduarda Kona Hands Up, travesti pioneira do ballroom brasileiro, que marca presença em vídeo, e Trailblazer Ákira Avalanx, que atua a mais de 10 anos na comunidade. Escolha qual quer participar!

E não para por aí: às 18h serão exibidos mais dois filmes, ‘Salão de baile – This Is Ballroom‘ – que mostra o ballroom na Baía de Guanabara, sendo o primeiro documentário longa-metragem brasileiro a retratar o ballaroom no RJ – e ‘Feminino‘, também nacional. Classificações indicativas para maiores de 14 anos.

Os ingressos gratuitos são distribuídos uma hora antes de todas as atividades!

Por fim, é claro que vai ter um ballroom, no domingo, dia 1º, das 15h às 18h. O público pode assistir a batalha, em que os participantes competem em 5 categorias diferentes, avaliadas por um júri que leva em consideração a roupa, a maquiagem e o engajamento. O prêmio é de mil reais por categoria!

O evento foi organizado pelo núcleo de afinidades Potências Trans, composto por pessoas trans que trabalham no IMS – as integrantes Angel Jayaci Hands Up e Statement Princess Dani Mutatis assinam a curadoria :)

Sobre o ‘Circuito Ballroom: O amor é a mensagem’:

Quanto custa?

Gratuito

Datas e horários

De 30/05/2025 a 01/06/2025 (Sexta, Sábado, Domingo)

Horário: Diversos horários (confira a programação completa)

Acessibilidade

Local acessível para cadeirantes

Intérprete de Libras