Exposição ‘Clarissa Tossin: ponto sem retorno’

No MASP, o pós-apocalipse ganha forma! Clarissa Tossin mistura arte, resíduos e catástrofes ambientais para um mergulho impactante e imersivo.

06/10/2025 13:03

O MASP mergulha na crise climática com a exposição Clarissa Tossin: ponto sem retorno, que transforma o museu em um espaço pós-catástrofe ambiental.

Com mais de 40 obras, a mostra traz instalações, esculturas e objetos que incorporam resíduos e vestígios do colapso ambiental, criando uma narrativa imersiva sobre enchentes, incêndios e destruição ecológica.

É a primeira individual da artista em um museu brasileiro e promete envolver o público em uma experiência sensorial intensa.

Entre os destaques, a obra Volume Morto utiliza terra de cidades gaúchas afetadas por enchentes recentes, recriando marcas de lama nas paredes do MASP, enquanto You Gotta Make Your Own Worlds relembra incêndios na Califórnia com uma instalação que deixa apenas a silhueta do objeto destruído.

Death by Heat Wave expõe galhos e troncos de árvores mortas pelo calor, reforçando a sensação de um mundo em transformação, entre o visível e o fantasmagórico.

Com curadoria de Adriano Pedrosa e Guilherme Giufrida, Clarissa Tossin: ponto sem retorno é um convite para observar os rastros que o colapso ambiental deixa no planeta e em nossas próprias histórias.

Após rolêzinho cultural bora encher o bucho? Se liga nessas indicações pertinho do MASP! 

Sobre a Exposição ‘Clarissa Tossin: ponto sem retorno’:

Quanto custa?

R$ 75 (inteira) e R$ 37 (meia-entrada) | Terças grátis (o dia inteiro) e sextas grátis das 18h às 20h30

Comprar ingresso

Datas e horários

De 10/10/2025 a 01/02/2026 (Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)

Horário: Terça das 10h às 20h.
Quarta e quinta das 10h às 18h.
Sexta das 10h às 21h.
Sábado e domingo das 10h às 18h

Acessibilidade

Local acessível para cadeirantes

Áudio descrição disponível

Intérprete de Libras