Exposição ‘Etnogênese – O Que É e O Que Pode Ser’

Rapper colaborou com a montagem da exposição que carrega quadros, vídeos, fotos e instalações no Museu de Arte Contemporânea de Niterói!

04/09/2024 12:45

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói se prepara para receber uma exposição única! Marcelino Melo, conhecido também como Quebradinha, vai exibir suas obras da exposição “Etnogênese – O Que É e O Que Pode Ser”!

O termo antropológico etnogênese é utilizado de diversas formas no universo acadêmico, a mais comum é para se referir a um processo de insurgência de novas identidades étnicas ou de ressurgimento de etnias já reconhecidas. O processo faz com que um grupo humano começa a se ver ou a ser visto pelos outros como um grupo étnico distinto.

A mostra busca chegar na definição visual do que seria a etnogênese a partir das periferias, segundo o artista. Nascido em Carneiros, cidade de apenas 8 mil habitantes no sertão de Alagoas, e radicado em São Paulo, Marcelino ganhou o apelido de Quebradinha por produzir um trabalho que remonta à arquitetura da favela. 

A exposição “Etnogênese” também vai se relacionar com a comunidade e propor ações educativas para os moradores e conta com curadoria de Emicida.  A sua primeira exposição individual de Quebradinha reúne ao todo 43 obras, entre quadros, vídeos, fotografias e instalações.

Conheça as novidades no Rio com a Gira!

Sobre a Exposição ‘Etnogênese – O Que É e O Que Pode Ser’:

Quanto custa?

R$13,50 (inteira) e R$5,50 (meia-entrada)

Comprar ingresso

Datas e horários

De 07/09/2024 a 24/11/2024 (Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)

Horário: Das 10h às 18h

Acessibilidade

Local acessível para cadeirantes