Exposição ‘Sacilotto BioGráfico’
Com entrada gratuita, exposição é um mergulho nos vínculos e relações artísticas, sociais e culturais de Luiz Sacilotto com Santo André.
Entre 15 de janeiro e 27 de julho de 2025, o Sesc Santo André será palco de uma celebração ao legado de um relevante personagem das artes visuais do Brasil: o pintor, desenhista e escultor Luiz Sacilotto (1924 – 2003), cuja trajetória será reverenciada por meio da exposição “Sacilotto BioGráfico”.
Com curadoria de Reinaldo Botelho, a mostra dá continuidade às ações do centenário do artista andreense. Nascido em 22 de abril de 1924, Sacilotto foi figura central de movimentos divisores como a arte concreta, o abstracionismo geométrico e a op art.
Reunindo 17 obras e 22 itens de acervo pessoal, além de uma série de documentos originais, conteúdos fac-similares, ferramentas e materiais de trabalho do artista, a exposição se desenvolve por meio de quatro núcleos temáticos: Cidade e Espaço Público; Vida e Obra; Cores-Timbres e Atelier.
Trabalhos do artista também são parte da identidade da unidade do Sesc na cidade, desde a sua fundação, em 2002. Na ocasião, Sacilotto pintou dois painéis com cerca de 7,5m x 10m – as maiores obras em dimensão que figuram em seu currículo – especialmente desenvolvidos para o Sesc Santo André!
Inclusivos, os quatro núcleos que compõem o espaço expositivo dispõem ainda de recursos de acessibilidade como QR codes que direcionam o visitante a escuta de áudios relacionados aos conteúdos de automediação, além de vídeos em libras e audiodescrição das obras.
Em paralelo à exposição também será promovida uma série de ações educativas que incluem visitas mediadas, oficinas e performances. Confira a programação completa aqui.
Sobre a Exposição ‘Sacilotto BioGráfico’:
Quanto custa?
Gratuito
Datas e horários
De 15/01/2025 a 17/07/2025 (Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)
Horário: Terça a sexta, das 10h às 22h
Sábado, domingo e feriados, das 10h às 19h
Acessibilidade
Local acessível para cadeirantes
Áudio descrição disponível
Intérprete de Libras