Exposição ‘Trabalho de Carnaval’
Na exposição o público vai descobrir histórias que conectam o Carnaval às ruas, aos sambódromos e às lutas por representatividade e memória!
O Carnaval começa muito antes do batuque na avenida, e é essa preparação que ganha o centro do palco na nova exposição da Pinacoteca de São Paulo. “Trabalho de Carnaval”, em cartaz até abril de 2026, reúne mais de 200 obras de 70 artistas para celebrar quem faz a maior festa popular do país acontecer.
Entre nomes como Alberto Pitta, Lita Cerqueira, Rafa Bqueer e Rosa Magalhães, a mostra revela o olhar por trás das fantasias, adereços e desfiles que encantam multidões.
Dividida em quatro núcleos (Fantasia, Trabalho, Poder e Cidade), a exposição vai muito além do brilho. Ela escancara a força e a criatividade de costureiros, escultores, pintores e tantos outros profissionais que, muitas vezes, ficam invisíveis no Carnaval.
A mostra traz obras inéditas e registros históricos que destacam o Carnaval como uma verdadeira cadeia produtiva, sustentada principalmente por pessoas negras e periféricas, responsáveis por transformar suor em arte e sonho em espetáculo.
“Trabalho de Carnaval” é uma homenagem a quem constrói o encanto da festa, mas também um convite a enxergar o lado humano e político por trás da folia; aquele que continua pulsando muito depois da quarta-feira de cinzas.
Confira aqui um roteiro completo para passar um dia no centro de São Paulo
Sobre a Exposição ‘Trabalho de Carnaval’:
Quanto custa?
Ingressos a partir de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Entrada gratuita aos sábados
Datas e horários
De 08/11/2025 a 12/04/2026 (Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)
Horário: De quarta a segunda, das 10h às 18h (entrada até 17h)
Acessibilidade
Local acessível para cadeirantes