Exposição ‘TRANSVER: Fotografias Feitas por Pessoas Deficientes Visuais’
Fotografia além da visão! Exposição gratuita na Estação da Luz tem fotos feitas por pessoas com deficiência visual e promove reconexão com os sentidos.
Durante um mês, de 29 de abril a 29 de maio, o saguão da Estação da Luz, grande ponto turístico de SP, vai ser tomado por uma mistura de arte e acessibilidade com a exposição gratuita ‘TRANSVER: Fotografias Feitas por Pessoas Deficientes Visuais’.
Será exibido um conjunto de 10 fotografias, todas produzidas por pessoas deficientes visuais durante um curso ministrado por João Kulcsár, em 2015, na Pinacoteca. Ao longo das atividades, os alunos foram incentivados a explorar o museu por meio de seus sentidos, e, nesse processo, registrar suas percepções com câmeras fotográficas – que aprenderam a manusear durante o curso.
As imagens capturadas ressignificam o processo técnico da fotografia como um ato político, que não necessita da visão. Mais do que isso, convidam o público a se reconectar com os próprios sentidos, em um mergulho sensorial.
Para maior acessibilidade, elas são acompanhadas de fotos em 3D, pranchas táteis, textos em braille e audiodescrição. Isso também convida o público sem deficiência a perceber que a fotografia pode ser vivida utilizando outras sensibilidades, e não apenas pela visão.
Em sua inauguração, dia 29 de abril, terça-feira, das 10h às 11h30, ocorrerá uma expedição fotográfica para deficientes visuais dentro da Estação da Luz. A proposta é semelhante à que ocorreu na Pinacoteca, e, dessa vez, é o saguão da Luz que será compreendido pelas experiências sensoriais.
Ah, e a expedição é gratuita e limitada para 15 participantes, que podem se inscrever até o dia 28 de abril pelo WhatsApp (11) 98837-3888. É necessário possuir celular ou câmera fotográfica.
Sobre a Exposição ‘TRANSVER: Fotografias Feitas por Pessoas Deficientes Visuais’:
Quanto custa?
Gratuito
Datas e horários
De 29/04/2025 a 29/05/2025 (Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)
Horário: Durante o funcionamento do metrô, das 4h40 às 00h
Acessibilidade
Local acessível para cadeirantes
Áudio descrição disponível