Exposição ‘Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará’

Em cartaz no CCBB São Paulo, a mostra mapeia potentes expressões visuais da Amazônia a partir do olhar de 11 fotógrafas ao longo de quatro décadas

Conteúdo por CCBB São Paulo
29/04/2025 14:45

Toda a pluralidade amazônica, captada pelas lentes de 11 artistas paraenses, pode ser conferida na exposição “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará”, em cartaz até 5 de maio no CCBB São Paulo

Com entrada gratuita, a mostra cria um panorama da fotografia feminina contemporânea na Amazônia ao longo dos últimos 40 anos e propõe reflexões sobre identidade, território e memória.

São cerca de 160 obras, entre fotografias, jornais artísticos, propostas fotográficas e vídeos, exibidas nos cinco andares do edifício do CCBB São Paulo. E a visitação acontece todos os dias, exceto às terças-feiras.

Entre essas talentosas fotógrafas paraenses de diferentes gerações, estão Bárbara Freire, Cláudia Leão, Deia Lima, Evna Moura, Jacy Santos, Leila Jinkings, Nailana Thiely, Nay Jinknss, Paula Sampaio, Renata Aguiar e Walda Marques.

Sob curadoria de Sissa Aneleh, “Vertentes-Vertores” nasce de um extenso trabalho de pesquisa realizado pelo projeto Museu das Mulheres ao longo de mais de uma década.

A ideia é destacar a importância da representatividade e da autonomia das mulheres na construção de narrativas visuais que traduzem a riqueza cultural e social da Amazônia.

“A fotografia feita por mulheres no Pará desafia os limites entre a arte, a documentação e a experimentação – é uma importante ferramenta de resistência e afirmação identitária”, explica a curadora.

Sobre o CCBB São Paulo

Com a missão de celebrar a pluralidade cultural nacional e internacional, o CCBB torna a arte mais presente e acessível na vida das pessoas há mais de 35 anos. 

O CCBB SP é reconhecido por valorizar e incentivar a produção artística, além de fomentar o trabalho de novos artistas e proporcionar a acessibilidade e valorização do centro histórico da cidade.


 

Sobre a Exposição ‘Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará’:

Quanto custa?

Gratuito

Datas e horários

De 08/03/2025 a 05/05/2025 (Segunda, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)

Horário: 9h às 20h;

Acessibilidade

Local acessível para cadeirantes