Festival Grão & Torra leva experiências imperdíveis com café para vários locais de SP
Entre os dias 19 e 25 de janeiro, diversas cafeterias realizam uma intensa programação para os amantes dessa bebida em vários espaços da cidade
Buscando integrar experiências presenciais e benefícios exclusivos para o público, o Festival Grão & Torra ocupa a cidade com experiências cafeeiras entre os dias 19 e 25 de janeiro. Trata-se de um movimento que transforma o café em expressão cultural da cidade, do ritual cotidiano às inovações em produto, serviço e lifestyle.
O evento se divide em dois momentos: entre segunda e sexta, 19 e 23 de janeiro, cinco cafeterias escolhidas a dedo realizam atividades especiais e oferecem promoções exclusivas.
E no dia 24, acontece um grande festival na Casa Beco e na Galeria Ziv, lá no Beco do Batman, com direito à intervenções artísticas, como uma escultura do Batman em cápsulas de café feita pela Mosaico Arteiro, empresa que há 12 anos atua no cenário artístico e arquitetônico, e uma exposição de Rodrigo Cacá com obras em sacos de café; shows, DJs incríveis, degustações, lançamentos de produtos, collabs gastronômicas, workshops, coffee party com direito à café da manhã paulistano, feirinha e outras experiências.
Tem até um cupom de desconto exclusivo para a semana entre 19 e 25 de janeiro! Quem comprar qualquer café no site do Pato Rei, local especializado em microlotes raros e fermentações especiais, ganha 20% de desconto. Basta utilizar o código CATRACALIVRE na hora do pagamento e aproveitar!
Descubra a programação
Conhecida pelo método de coagem V60, a Casa Hario (R. Manuel Guedes, 426 – Itaim Bibi) mantém uma cafeteria que une hábitos e costumes japoneses e brasileiros. Para o Festival Grão & Torra, o espaço apresenta seus métodos de filtragem e os participantes podem escolher um deles para experimentar de forma gratuita.

Durante a prática, os profissionais da casa mudam alguma variável para mostrar o impacto disso tanto nas características quanto no sabor da bebida. As atividades acontecem no dia 20 de janeiro, às 10h e às 19h, na Casa Hario; e no dia 24 de janeiro, na Galeria Ziv.
Além disso, quem visitar a cafeteria entre os dias 19 e 25 de janeiro, de segunda à quarta-feira, das 10h às 18h; na quinta e na sexta, das 10h às 23h; no sábado, das 9h às 23h; e, no domingo, das 9h às 19h; vai ganhar 50% de desconto em todos os cafés campeões que estão no cardápio.
Com a proposta de trazer o acolhimento mineiro para São Paulo, a Quente da Boca (Rua João Moura, 519, Pinheiros) serve os cafés produzidos na fazenda deles, em São Sebastião do Paraíso (MG), além de um cardápio super afetivo.

Se você gosta de combinações inusitadas, vai se divertir com as oficinas gratuitas idealizadas por eles para o festival. No dia 23 de janeiro, no próprio espaço da cafeteria vai ter um workshop perfeito para quem não dispensa um drink sem álcool à base de café. O barista local vai mostrar como fazer duas bebidas com ingredientes caipiras, como caldo de cana, limão galego ou soda de alguma fruta nativa usada no interior, e café espresso. Ao final, tem uma degustação.
A atividade acontece tanto no espaço deles, no dia 23 de janeiro, quanto no Beco do Batman. E, entre 19 e 25 de janeiro, quem pedir por uma dessas bebidas ou por um café espresso ganha uma broa de cortesia.
Mistura perfeita entre cafeteria, espaço cultural e biblioteca, o Partícula Café (Rua Henrique Bernardelli, 93B, Santana) promove uma atração surpresa no dia 22.
Sem contar que, entre os dias 21 e 25 de janeiro, de quarta a sexta, das 12h às 19h30, e no sábado e no domingo, das 9h às 19h30, quem comprar um wrap cogumelo ou caprese e um café coado nos métodos, ganha mais um wrap desses mesmos sabores e um café coado (no mesmo método ou de igual valor).
Inaugurada em maio de 2025, a A2 Café (Rua Artur de Azevedo 616, Cerqueira César) se destaca por oferecer cafés especiais, coffee parties e até campeonatos de xadrez.

No festival, um dos sócios da casa, o barista premiado Andy Correa apresenta ao público diferentes métodos de extração, como o Syphon, que utiliza princípios de vácuo e pressão e mistura técnicas de imersão e filtragem para criar uma bebida aromática, suave, doce e com um sabor riquíssimo. A atividade acontece de graça no dia 21 de janeiro, às 15h, no espaço deles.
Além disso, no dia 24 de janeiro, na Casa Beco, o público também pode participar de um workshop pago de desenho na espuma do café, chamado de latte art. A inscrição custa R$30.
E não é só isso: durante os dias do festival eles dão 20% para quem pedir uma segunda bebida ou produto. O espaço funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h e, aos domingos, das 9h às 17h.
Já a Sarta Coffee & Co (Rua Luminarias, 105,Vila Madalena), conhecida pelo slow coffee, prepara uma experiência especial de extração. O barista da casa mostra o método de preparo Hario Switch, que garante muita versatilidade para a bebida.

Isso porque a técnica combina dois princípios: imersão e percolação. Assim, é possível controlar com precisão o tempo em que a água permanece em contato com o café, extraindo os compostos desejados de forma uniforme, e depois liberar o fluxo para completar a extração por percolação, equilibrando doçura, corpo e acidez.
É o momento perfeito para tirar dúvidas e aprender a fazer uma bebida cheia de sutilezas. A atividade acontece no dia 19 de janeiro, segunda-feira, às 9h, às 10h, às 11h, às 12h, às 13h, às 14h, às 15h, às 16h e às 17h, em grupos de até quatro pessoas.
Também tem desconto para quem for à Sarta entre os dias 19 e 25 de janeiro, de segunda a sexta, das 9h às 17h, e, no sábado e no domingo, das 9h às 18h: 20% OFF na compra da caixa de qualquer grão da Fazenda Daterra (Collection, Reserve e Masterpiece).
E, se você quiser fazer a degustação de todos esses cafés, será cobrado um valor especial de R$60. Assim, dá para perceber as complexidades e particularidades de cada grão.