II Ciclo Expositivo
De Carolina Colichio à Antonio Pulquério, o II Ciclo Expositivo reúne obras que transitam entre escrita, gesto e espiritualidade em São Paulo
A Casa de Cultura do Parque, no Alto de Pinheiros, abriu seu II Ciclo Expositivo e até 2 de novembro o espaço vai respirar arte contemporânea com entrada gratuita. A programação reúne exposições de Carolina Colichio, Antonio Pulquério e uma coletiva que joga luz sobre o poder da palavra e do gesto artístico.
Na galeria principal, a mostra “Palavra e gesto” coloca em cena artistas de diferentes gerações – como Fabio Miguez, Maíra Dietrich, Marcelo Cipis, Marilá Dardot, Monica Barki e Rafael Alonso – para explorar a relação entre escrita e arte visual. Do uso do texto como ritmo e humor às tensões entre grafite urbano e poesia, cada obra amplia o sentido do que é escrever, desenhar e criar.
O artista cearense Antonio Pulquério ocupa o Projeto 280×1020 com “É de SANTO, é de BARRO”. Suas peças em barro queimado, que de longe parecem grades e de perto evocam plantas sagradas como Espada de São Jorge, traduzem o encontro entre fé, natureza e cultura afro-brasileira. A obra reflete sobre sincretismo e resistência em um Brasil marcado por múltiplas camadas espirituais.
Já a paulista Carolina Colichio traz em “Substrato” pinturas e cerâmicas que remetem a fósseis e minerais. Suas obras parecem guardar a memória da matéria e convidam o público a enxergar a interconexão da vida em todas as formas.
Com direção artística de Claudio Cretti e curadoria crítica de nomes como Camila Bechelany e Tadeu Chiarelli, o ciclo celebra a arte como campo de cruzamentos: entre corpo e palavra, barro e divino, passado e futuro.
Sobre o II Ciclo Expositivo:
Quanto custa?
Gratuito
Datas e horários
De 02/08/2025 a 02/11/2025 (Quarta, Quinta, Sexta, Sábado, Domingo)
Horário: 11h às 18h;
Acessibilidade
Local acessível para cadeirantes