App brasileiro para monitoramento de enchentes é premiado por impacto social
Aplicativo desenvolvido por pesquisadores da FGV e da University of Glasgow auxilia comunidades em áreas vulneráveis
Enchentes são um problema recorrente em muitas partes do Brasil, especialmente em áreas vulneráveis. Para ajudar a reduzir os riscos associados a esses eventos, pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da University of Glasgow (Escócia) desenvolveram um aplicativo gratuito que permite às pessoas registrarem informações sobre chuvas, nível dos rios e consequências das inundações.
O aplicativo, chamado “Dados à Prova D’Água”, foi premiado na categoria “Excelente Impacto Social” do Celebrating Impact Prize, uma premiação anual concedida pelo Conselho de Pesquisa Econômica e Social (ESRC) do Reino Unido a projetos que tenham gerado significativo impacto social.
Além de ser utilizado em escolas situadas em áreas de grande risco de inundação no Brasil, a metodologia do projeto também foi incorporada pela Defesa Civil dos Estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
O app funciona da seguinte forma: as pessoas preenchem um formulário com informações sobre as chuvas e o nível dos rios em suas regiões. Essas informações são enviadas para um banco de dados, que também é alimentado por agências governamentais e centros especializados. A partir desse banco de dados, é gerado um dashboard que apresenta informações atualizadas sobre o risco de inundações nas diferentes regiões.
O projeto “Dados à Prova D’Água” é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a segurança das comunidades vulneráveis a desastres naturais.
*Com informações do Portal do Governo.