Bloqueie rápido celular roubado! Aprenda a usar aplicativo do governo
Sistema enviará aviso simultâneo para bancos, operadoras e Anatel
O governo federal lançou o aplicativo Celular Seguro, que permitirá o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho de telefone móvel em casos de roubo e furto.
Para utilizar o aplicativo, a pessoa deverá cadastrar os dados em uma página na internet a ser divulgada pelo governo federal. “Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em postagem nas redes sociais.
“Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo. Amanhã já estará disponível nas lojas de aplicativos”, completou o ministro.
- Melhores apps de apostas: confira a nossa lista atualizada
- Mudança no Pix começa a valer nesta sexta-feira, 1º; entenda nova regra
- Pix terá novas regras a partir de novembro; saiba o que muda
- Novas regras do Pix começam a valer em novembro; veja quais
A nova plataforma foi desenhada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados “num pedaço de metal inútil” após o bloqueio.
“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, anunciou.
Como funciona o sistema Celular Seguro?
Para usufruir das vantagens proporcionadas pelo Celular Seguro, é necessário realizar um breve cadastro. A plataforma é bastante intuitiva e pode ser acessada tanto pelo navegador quanto pelos aplicativos para Android e iOS (iPhone).
Siga um passo a passo simplificado para cadastro e utilização:
- Primeiro, acesse o site do serviço Celular Seguro clicando aqui, ou entre através do aplicativo de celular;
- Faça o login utilizando a conta do portal gov.br. Caso ainda não tenha uma conta, crie uma;
- Após o login, você verá uma tela com três opções: cadastro de telefone, indicação de pessoas de confiança e registro de ocorrências;
- A opção “Registrar telefone” requer o preenchimento de informações como marca e modelo do aparelho, número da operadora e de série, além de outras informações pertinentes. Após fornecer essas informações, clique em cadastrar;
- Para indicar uma Pessoa de Confiança, retorne à tela inicial e selecione a opção correspondente. Forneça os dados solicitados e clique em cadastrar;
- No caso de ocorrências de roubo ou furto, acesse a opção “Registrar Ocorrência” na tela inicial através da sua conta em qualquer outro aparelho, e siga as instruções.
O sistema é realmente seguro para utilizar?
A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), além de instituições financeiras e entidades privadas.
O sistema cria uma barreira para os criminosos, visto que um aparelho bloqueado perde grande parte de seu valor de mercado.
Assim sendo, o Celular Seguro é um verdadeiro aliado da população, que passa a contar com uma ferramenta eficaz para se proteger dos efeitos de roubos e furtos de celulares.
Com informações da Agência Brasil.