Bolsa Família garante renda básica para famílias afetadas pelas enchentes no RS
MDS assegurou o pagamento unificado no primeiro dia do calendário a todas as famílias beneficiárias do Bolsa Família no Rio Grande do Sul
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou a suspensão imediata das revisões e averiguações cadastrais do programa Bolsa Família no Rio Grande do Sul até dezembro deste ano.
A medida visa garantir a renda básica para mais de 252 mil famílias afetadas pelas recentes enchentes no estado, evitando cortes nos benefícios e assegurando o pagamento unificado para todos os beneficiários em maio e junho.
O pagamento unificado será assegurado às famílias beneficiárias do Bolsa Família no Rio Grande do Sul, começando em 17 de maio. Isso permite aos beneficiários movimentar o recurso sem seguir o calendário escalonado por Número de Identificação Social (NIS).
- Mochileiro pobre? Viajar para esses 9 países cabe no seu bolso
- Bolsas de até R$ 250 mil no Reino Unido para pesquisadores brasileiros
- Pagamentos do Bolsa Família de setembro começam na terça
- Golpe via SMS mira beneficiários do Bolsa Família; saiba como evitar
Além disso, famílias com pagamentos suspensos terão benefícios retomados. Ao todo, 18 mil famílias terão benefícios desbloqueados, com pagamentos liberados a partir de 17 de maio, enquanto outras 10 mil terão pagamentos de maio e junho disponíveis no próximo mês.
A suspensão inclui famílias com pendências no CPF, não cumprimento de condicionalidades de saúde e educação, inconsistências de dados no cadastro e benefícios bloqueados por mais de seis meses.
*Com informações da Agência Brasil e do Ministério do Desenvolvimento Social.