Bolsa Família paga valor extra em dezembro; veja se você vai receber
Veja os detalhes do bônus destinado aos beneficiários do Bolsa Família neste mês
Boas novas chegam aos ouvidos dos beneficiários do Bolsa Família. O anúncio animador foi feito pelo presidente Lula, que confirmou um bônus salarial de R$110,00 neste mês.
O valor está atrelado ao retorno do Auxílio Gás, que não aconteceu em novembro, levando muitos beneficiários a se preocupar com a repentina queda no valor do benefício.
Por que o Auxílio Gás não foi pago em novembro?
O Auxílio Gás é um benefício pago de forma bimestral, ou seja, a cada dois meses. Portanto, a redução em novembro estava dentro da normalidade e fez parte da “pausa” padrão no pagamento.
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
Em outubro, o valor depositado foi de R$ 106. O dinheiro do benefício varia de acordo com o preço médio do botijão no país, conforme o valor apurado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Agora, com o anúncio do governo, os beneficiários podem esperar o retorno deste complemento em dezembro, garantindo alívio financeiro adicional no último mês do ano.
Quem pode receber o Auxílio Gás?
Para ter direito ao benefício é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único, com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
A inscrição no CadÚnico é um pré-requisito essencial, no entanto, isso não proporciona uma entrada imediata no programa nem garante o recebimento do benefício automaticamente.
Antecipação do benefício em dezembro
Além do dinheiro extra, o pagamento do Bolsa Família também foi antecipado em dezembro, sendo que vai começar no dia 11 para terminar no dia 22, antes do Natal.
Assim, os brasileiros que contam com o Bolsa Família poderão celebrar as festas de fim de ano com mais segurança e tranquilidade.
Aqui está o calendário de pagamento, para que os beneficiários possam se programar:
- Final do NIS 1: 11 de dezembro
- Final do NIS 2: 12 de dezembro
- Final do NIS 3: 13 de dezembro
- Final do NIS 4: 14 de dezembro
- Final do NIS 5: 15 de dezembro
- Final do NIS 6: 18 de dezembro
- Final do NIS 7: 19 de dezembro
- Final do NIS 8: 20 de dezembro
- Final do NIS 9: 21 de dezembro
- Final do NIS 0: 22 de dezembro
Como funciona o pagamento do Bolsa Família?
O pagamento do Bolsa Família ocorre através da Caixa por meio do aplicativo Caixa Tem. Os beneficiários têm a opção de sacar os valores nos caixas eletrônicos, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências da Caixa. Além disso, para aqueles que possuem o cartão do Bolsa Família ou Cartão do Cidadão, o recebimento também está garantido.
Não é necessário ir a uma agência Caixa, pois é possível movimentar os valores no aplicativo Caixa Tem, com compras online, pagamentos de contas de água, luz e telefone, entre outros boletos.
Ainda há a possibilidade de fazer transferências por Pix. O saque dos valores é realizado gerando um código no app do Caixa Tem.
Regras para receber o Bolsa Família
As famílias que recebem o Bolsa Família devem cumprir algumas obrigações nas áreas de saúde e educação, tais como:
- Realizar o acompanhamento pré-natal;
- Cumprir o calendário nacional de vacinação;
- Fazer o acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de sete anos;
- Para as crianças de quatro a cinco anos, comprovar frequência escolar mínima de 60% e de 75% para os beneficiários de seis a 18 anos incompletos que não concluíram a educação básica;
- Informar as matrículas na escola e as vacinações das crianças, declarando que a família é beneficiária do Bolsa Família.