Calendário do PIS/PASEP 2024; veja quando sai seu pagamento!
Com a pandemia, o calendário do PIS/Pasep sofreu mudanças em 2021, afetando quem trabalhou em 2022
Ainda gera muitas dúvidas o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep para aqueles que trabalharam em 2022, principalmente após o fim dos pagamentos referentes ao ano-base 2021. A garantia apresentada, no entanto, é de que haverá pagamento em 2024, decorrente ao ano de 2022.
Calendário do PIS/PASEP 2024
Com a pandemia de Covid-19, o calendário do PIS/Pasep referente ao ano-base 2020 sofreu atraso em 2021, pois houve um direcionamento dos recursos designados para esse propósito para o combate à doença. Sendo assim, houve a necessidade de ajustar o calendário do PIS/Pasep.
O que isso acarretará para os pagamentos em 2024?
A alteração do calendário implicou no pagamento do abono salarial do ano-base 2020 somente em 2022. Em seguência, o ano-base 2021, que deveria ter sido pago em 2022, só inicia o pagamento agora, em 2023.
- Opções de lazer para o Dia das Crianças em São Paulo incluem atrações gratuitas em shoppings e ao ar livre, além de roteiro gastronômico
- Conheça regra do Pé-de-Meia para não perder o incentivo financeiro-educacional
- Quase 4 milhões de estudantes serão beneficiados por expansão do Pé-de-Meia
- Veja quanto custa viajar de São Paulo para Paris em 2024
Portanto, é esperado que o pagamento do abono salarial para quem trabalhou em 2022 seja efetuado em 2024.
Mas, é válido ressaltar, a alteração no calendário do PIS/Pasep pode ser revista. Até o momento, o Governo Federal não emitiu nenhum informe sobre a regularização do calendário do PIS/Pasep.
Como será realizado o pagamento do PIS/Pasep e qual será o valor?
O pagamento do Pis será de responsabilidade da Caixa Econômica Federal e direcionado para os trabalhadores da iniciativa privada. Já o Pasep será pago pelo Banco do Brasil aos servidores públicos.
O valor do PIS/Pasep é determinado com base no salário mínimo do ano em que o pagamento é realizado. Portanto, o valor relativo ao PIS 2024 só será apresentado após o governo divulgar o valor do salário mínimo para 2024.
E quem tem direito ao PIS/Pasep?
Todo trabalhador que estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e tenha trabalhado de forma formal por, pelo menos, 30 dias no ano-base correspondente para o cálculo, com uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Além disso, para ter o direito ao benefício, é necessário que o empregador tenha informado corretamente os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O trabalhador ainda pode realizar a confirmação do direito ao saque pelo site do governo federal ou da Carteira de Trabalho Digital ou pela central de atendimento, o Alô Trabalhador, pelo telefone 158.
Como consultar e sacar o PIS/PASEP de 2023 pela Internet
É possível realizar a consulta do PIS/PASEP de 2023 pela internet seguindo o passo a passo direto do site do governo.
Já o saque do abono pode ser feito tanto pelas lotéricas e caixas eletrônicos da Caixa utilizando o Cartão do Cidadão quanto diretamente nas agências da instituição financeira com um documento oficial com foto.
Para quem é correntista ou possui conta poupança na Caixa, o valor pode ser movimentado pelo Internet Banking da Caixa.
E para os servidores públicos, o valor do Pasep pode ser sacado diretamente na conta corrente ou poupança pelo Banco do Brasil, podendo também ser transferido para outro banco pelo site do BB.