Campanha estimula jovens a tirarem seus títulos e a votarem
Réplica de título de eleitor gigante na Avenida Paulista lembra prazo para tirar documento
Uma campanha concebida para estimular os jovens a votarem levou uma versão gigante de um título de eleitor à Avenida Paulista neste domingo, 21. A réplica do documento serve como um lembrete do prazo final para requerer o título e estar apto a votar nas eleições de 2024.
O título gigante traz os dados de Edson Luís, um estudante que foi vítima da ditadura militar em 1968, aos 18 anos de idade. Edson Luís nunca possuiu um título de eleitor. As eleições diretas para presidente só seriam restauradas em 1989, após intensas mobilizações populares.
Segundo divulgado pela Agência Brasil, esta campanha concebida por sete entidades da sociedade civil: Instituto Lamparina, labExperimental, Girl Up, Quid, Avaaz, Em Movimento e Politize.
- Aplicativo Pardal facilita denúncias de crimes eleitorais em todo o Brasil
- Brasileiros escolhem 30.500 conselheiros tutelares neste domingo
- Brasileiros vão eleger representantes em 6.100 conselhos tutelares
- Eleições vão nomear 30.500 conselheiros tutelares
Para obter o título pela primeira vez, é necessário comparecer a um Cartório Eleitoral no mesmo estado de residência, munido de um documento oficial com foto e comprovante de residência.
No caso dos jovens do sexo masculino que completam 19 anos neste ano, também é exigido o comprovante de quitação militar. O prazo para pedir o título e votar nas eleições deste ano é o dia 8 de maio
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 5,7 milhões de jovens entre 16 e 18 anos estão aptos a votar.
*Com informações da Agência Brasil.