Dezembro Verde: 5 cuidados que você deve ter ao adotar um pet
Para marcar o mês de combate ao abandono animal, a Mars preparou uma série de ações inspiradoras
Você sabia que nessa época, com período de férias e celebrações de fim de ano, acontece um aumento significativo no abandono de pets no Brasil?
É por conta desse preocupante cenário que surgiu o Dezembro Verde, uma campanha que busca sensibilizar sobre o abandono e maus-tratos contra os animais, destacando a importância da responsabilidade social no cuidado com esses bichinhos adoráveis e cheios de amor para dar.
E pra puxar esse bonde da conscientização durante todo o mês de dezembro o programa Pedigree Adotar é Tudo de Bom, da empresa Mars, tem realizado uma série de ações inspiradoras norteadas por três pilares de vulnerabilidade animal:
- Não cuidados: compromisso em transformar abrigos em soluções de curto prazo, buscando garantir que os animais tenham lares amorosos e cuidados permanentes. Porque, sério, nossos amiguinhos merecem todo carinho do mundo;
- Indesejados: redução do número de nascimentos em condições desfavoráveis, incentivando a castração e a criação responsável;
- Não bem-vindos: incentivar a criação de políticas públicas que garantam o bem-estar vitalício dos nossos animais de estimação, bem como aumentar a quantidade de estabelecimentos Pet Friendly. Afinal, todo pet é parte da família;
Com base nesses pilares, o programa Pedigree Adotar é Tudo de Bom, por exemplo, promove há mais de 15 anos ações contra os maus-tratos aos animais, além de incentivar a adoção responsável.
Desde o início do programa já foram mais de 82 mil cães adotados e mais de 1500 ONGs e protetores que receberam auxílio para continuar fazendo seu trabalho com excelência.
O programa está mostrando que adoção responsável é tudo de bom de verdade! Além de ser um exemplo vivo de como a conscientização e a mobilização da população podem fazer a diferença na vida desses animais.
E não para por aí: outro programa, o Better Cities for Pets, também têm contribuído e muito para o bem estar dos animais.
Pensado para promover a convivência próxima entre pessoas e pets, o programa se destacou em 2023 com treinamentos online gratuitos para vários setores da economia (gastronomia, hotelaria, shoppings, construtoras e escritórios) e uma parceria inovadora com a cidade de Fortaleza, lançando o selo e guia Fortaleza Pet Friendly.
Outro destaque foi a ação da Pedigree em parceria com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e a ONG AMPARA Animal, que preocupados com a superpopulação de animais por conta do abandono, realizaram mutirões de castração gratuitos na CPTM com mais de 600 cirurgias. É muita ação prática, né?
E se você, assim como a gente, ficou todo inspirado a adotar um pet abandonado, nós fizemos uma lista com 5 cuidados essenciais que você precisa ter para que seu animal sinta- se verdadeiramente em casa ao chegar na sua nova família. Dá só uma olhada:
1. Prepare o lar
O primeiro dia do seu novo companheiro em casa é repleto de descobertas, tanto para ele quanto para você. Para garantir que tudo seja suave e acolhedor, preparamos algumas dicas leves para tornar esse momento especial.
Crie um cantinho aconchegante com cama, potes para água e comida. Explore brinquedos para diversão e, se for um filhote, também pensar no alívio dos dentes que estão em crescimento.
Não esqueça da segurança do seu pet com plaquinha de identificação com nome e telefone do tutor, coleira, guia, portões e redes, especialmente se houver escadas ou áreas de risco. Além de verificar se as plantas em casa são seguras para animais.
Com essas precauções, vocês estão prontos para o começo de uma jornada incrível juntos!
2. Vá à clínica veterinária
Assim que você adotar seu animal de estimação, encontre um bom veterinário e marque uma consulta para checar se está tudo bem com a saúde do seu pet, além de colocar as vacinas em dia. Essas visitas precisam ser regulares.
Atenção redobrada com filhotes, por conta do seu sistema imunológico em desenvolvimento, e com animais abandonados. Já que eles podem ter se machucado ou quem sabe contraído alguma infecção ou doença enquanto viviam na rua.
3. Construa uma relação amigável e confiável
A gente entende que, no início, esse relacionamento pode exigir um pouco mais de todos, e é necessário ter muita paciência nos primeiros meses. Por isso, comece com atividades simples e crie uma rotina para seu pet, com horários certos para a alimentação.
Carinho e atenção nunca é demais para construir essa relação, mas lembre-se de também garantir ao animal tempo e espaço para explorar seu novo lar sozinho.
4. Treine seu cãozinho
Nos primeiros meses em casa, seja paciente com seu novo amigo, pois ele está se adaptando. Choros, latidos e incidentes relacionados ao “banheiro” são comuns nesse período, mas o treinamento do pet pode ser uma solução eficaz.
Ensine-o a latir sob comando, usando sons específicos, e o elogie quando obedecer. Para as idas ao banheiro, observe os sinais de agitação, levando-o rapidamente para o local adequado. Reforce com comandos claros e elogios.
5. Cuide da alimentação
Uma dieta balanceada é fundamental para garantir que seu novo amigo tenha uma vida saudável e cheia de energia. Tenha muito cuidado e atenção com a quantidade de alimento que um animal precisa, já que isso muda de acordo com a idade, tamanho e quantidade de exercícios que ele executa.
Pensando nisso, a Pedigree desenvolveu uma grande variedade de alimentos úmidos e secos para cachorros pequenos, médios e grandes, em cada fase da vida. É uma grande variedade de alimentos completos e balanceados que garantem a nutrição e a saúde que o seu melhor amigo merece!
Bem-estar animal
Pronto! Agora você tem bons motivos para adotar um animal e também já sabe os cuidados essenciais para fazer essa relação ser linda e especial para você e seu pet!
E para acompanhar todas as novidades sobre o trabalho desenvolvido pela Mars Petcare é só clicar aqui.