‘Encontre Seu Pai Aqui’ oferece teste de paternidade gratuito em SP
Coleta de material biológico para exames de DNA será realizada por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento, na sede do Imesc, em São Paulo
No dia 29 de fevereiro, das 7h às 14h, na sede do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), ocorrerá o oitavo mutirão “Encontre Seu Pai Aqui”, em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).
Os interessados em realizar o teste de paternidade devem comparecer à Rua Barra Funda, 824, na Barra Funda, zona oeste da cidade.
A coleta de material biológico para os exames de DNA será realizada gratuitamente, por ordem de chegada, na área interna do instituto, no prédio sede. Não é necessário nenhum preparo especial para a coleta, e o exame será custeado pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.
- Câncer de mama: o que é o teste genético e quem pode fazê-lo gratuitamente?
- Metodista de SP oferece 200 bolsas de estudo para cursos de graduação; saiba como conseguir
- CCCB abre inscrições para diversos cursos gratuitos em SP
- SP oferece dezenas de vagas em cursos gratuitos de música
É fundamental que todos os envolvidos – filho(a), mãe e suposto pai – estejam presentes e de acordo com a realização do exame, além de apresentarem documento original com foto e certidão de nascimento, no caso de menores de idade.
Para garantir a privacidade dos envolvidos, a triagem e a coleta de sangue serão realizadas por uma equipe de peritos do Imesc em uma sala reservada dentro do próprio órgão.
É importante observar os requisitos para participação no processo de identificação de paternidade, incluindo a presença simultânea de todos os envolvidos e a apresentação de documentos de identificação. No caso de o suposto pai ser falecido, parentes de primeiro grau podem comparecer para a coleta de sangue.
Após o exame de DNA, os envolvidos serão convocados pela Promotoria de Justiça para receberem os resultados e serão encaminhados ao Cartório de Registro Civil.
*Com informações do Portal do Governo.