Errou algum dado na declaração do Imposto de Renda 2023? Saiba o que fazer
O prazo para declarar o Imposto de Renda 2023 terminou, mas você ainda pode fazer uma declaração retificadora caso tenha cometido algum erro
Se você declarou o Impostou de Renda 2023, mas acabou cometendo algum erro ou enviou o documento pela metade, saiba que nada está perdido e você ainda pode fazer a retificação.
Calma… Para isso você não vai precisar pagar multa alguma. Veja a seguir o que você precisa fazer e acompanhe algumas dicas essenciais!
Retificação do Imposto de Renda 2023?
Antes de mais nada, é importante você saber que a declaração retificadora substitui todas as informações da primeira declaração que você enviou, ou seja, você vai precisar preencher tudo de novo do início.
- 5 praias baratas no Sudeste para curtir com pouco dinheiro
- Como não cair no golpe do falso Uber no aeroporto de Guarulhos
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
Além disso, depois de entregue a declaração original, os contribuintes poderão retificar o documento no máximo cinco vezes e dentro de cinco anos.
Ah, também só é possível retificar se o documento não estiver sob procedimento de fiscalização da Receita Federal, ou seja, desde que o contribuinte não tenha sido convocado para prestar contas.
Por isso, o recomendado é corrigir os erros o quanto antes para evitar que a declaração caia na malha fina.
Como fazer a declaração retificadora?
Para quem usou o programa ou aplicativo do Imposto de Renda 2023:
Basta abrir a plataforma da declaração, escolher a opção “Transmitidas”, abrir a declaração 2023 e depois clicar em “Retificar Declaração”.
Em seguida, o contribuinte deve informar o número do recibo de entrega da declaração original e preencher tudo. Após fazer as alterações, é só enviar a declaração novamente.
Para quem quer retificar a declaração no site da Receita Federal:
Usando o site, não vai ser possível corrigir informações da ficha Atividade Rural, Ganhos de Capital, Moeda Estrangeira e Renda Variável, pois a versão é simplificada.
Para retificar, basta fazer login no e-CAC, clicar na opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF), selecionar o ano 2023 e abrir a opção “Preencher Declaração Online”.
Na tela seguinte, escolha “Retificar Declaração” e faça todas as alterações necessárias. Pronto, agora é só enviar novamente.
Alertas importantes para quem precisa retificar
- Como citado anteriormente, vale lembrar que a declaração retificadora substituirá a original. Portanto, ela deve conter todas as informações declaradas anteriormente, além das novas alterações.
- Além disso, apesar da possibilidade de retificar cinco vezes, o recomendado é que o contribuinte tenha atenção e não exagere no número de alterações.
- Como você estará reenviando sua declaração para a Receita, o prazo para recebimento da restituição também irá postegar, pois o contribuinte vai para o “final da fila”.
- Também é importante ficar atento, pois, ao inserir os dados que faltavam, o valor do imposto a pagar pode aumentar, o que fará você desembolsar a diferença com multa e juros Selic.
- Como o prazo para declaração acabou, os contribuintes que forem retificar não poderão mudar o modelo de tributação (simplificada ou declaração completa) escolhido inicialmente.