Farmácias passam a realizar exames que vão facilitar o seu dia-a-dia
Resolução autoriza farmácias e consultórios isolados para a realização de exames clínicos em etapa única
A resolução que atualizou as normas de coleta, exames e análises para o diagnóstico de doenças entrou em vigor nesta terça-feira, 1º. Entre as mudanças está a autorização dada a farmácias e consultórios isolados para a realização de exames clínicos em etapa única, com caráter de triagem.
Até agora, as farmácias só eram autorizadas a realizar testes de covid-19 e glicemia. Com a mudança, a lista de exames clínicos para triagem passa de mais de 40 tipos, como o do antígeno NS1 para triagem da dengue, por exemplo.
Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sergio Mena Barreto, a nova resolução posiciona as farmácias como porta de entrada do sistema de saúde do país. Atualmente, a instituição já contabiliza a existência de mais de seis mil salas configuradas para a assistência farmacêutica.
- Farmácias autorizadas realizarão testes rápido de HIV, sífilis e hepatite
- Alzheimer: exame mais acessível descobre sinais da doença mais cedo
- Farmácias são autorizadas a fazer testes de colesterol, HIV, hepatite e sífilis
- Exames na farmácia? A praticidade que você precisa acaba de chegar
Sergio explica que a pandemia de covid-19 foi fundamental para desenvolver essa estrutura. “Realizamos 20,7 milhões de testes de covid e identificamos que pelo menos 10% dos casos eram graves o suficiente para encaminhamento ao hospital. Além disso, capacitamos cerca de 20 mil farmacêuticos para esses serviços”, explicou.
Com informações da Agência Brasil.