Governo estende prazo do Programa Desenrola Brasil para renegociar dívidas
Segunda prorrogação do Desenrola Brasil visa facilitar renegociação de dívidas
O governo federal realizará a segunda prorrogação do Programa Desenrola Brasil, destinado à renegociação de dívidas de pessoas físicas inadimplentes. De acordo com informações da assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda, a medida provisória com a extensão do programa está prevista para ser publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira, 28.
Inicialmente previstas para encerrar em dezembro, as renegociações foram estendidas até 31 de março, mas a crescente procura pelo programa motivou a nova prorrogação.
A unificação do Desenrola com aplicativos de bancos, o Serasa Limpa Nome e o Caixa Tem impulsionou a demanda. Além disso, desde o início do mês, os débitos do Desenrola também podem ser renegociados nas agências dos Correios.
- Desenrola Fies: Saiba como renegociar sua dívida
- Desenrola Fies é prorrogado
- Governo prorroga prazo para Desenrola Fies
- Programe-se: os 7 melhores destinos para viajar em dezembro no Brasil
A prorrogação se aplica exclusivamente à Faixa 1 do Desenrola, voltada para pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, e para dívidas de até R$ 20 mil. As renegociações para essa categoria tiveram início em outubro.
Entre julho e dezembro do ano passado, a Faixa 2 permitiu a renegociação de dívidas de qualquer valor com bancos e instituições financeiras para quem ganha até R$ 20 mil. Ao contrário da Faixa 1, as renegociações não eram realizadas pela plataforma do Desenrola, mas pelos canais de atendimento dos bancos.
*Com informações da Agência Gov e do Ministério da Fazenda.