Cartilha gratuita aborda segurança e privacidade nas redes sociais
NIC.br disponibiliza cartilha dividida em duas seções abordando segurança e reputação on-line
O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) desenvolveu um manual com diretrizes para o uso seguro das plataformas de redes sociais. A publicação pode ser acessada gratuitamente pelo site e baixada em formato PDF.
A Cartilha de Segurança para Internet do CERT.br e está segmentado em duas partes: “Medidas Fundamentais nas Redes Sociais” e “Preservando sua Integridade Online”.
A primeira seção representa uma reflexão prévia recomendada antes de efetuar publicações ou compartilhamentos, além de oferecer algumas opções de configurações relacionadas à segurança e à privacidade.
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Plataforma do MEC oferece 22 novos cursos gratuitos
- WhatsApp: saiba os pedidos que o Meta AI não pode atender
- Como impedir o uso de seus dados públicos para treinar o Meta AI?
A segunda parte do guia contém conselhos sobre a salvaguarda de sua futura carreira profissional. Abordando tópicos relativos ao respeito à privacidade de terceiros, a seção ainda apresenta exemplos de conteúdo inapropriado que deve ser evitado ao compartilhar.
Abaixo, conheça algumas das orientações da cartilha:
- Cuidado com o que curte ou compartilha: Suas interações sociais, como curtidas e compartilhamentos, dizem muito sobre você, pois demonstram seu apoio àquele conteúdo. Se o conteúdo for indevido, isso pode gerar consequências, inclusive judiciais;
- Pense bem antes de postar: Nas redes sociais, as informações se propagam rapidamente e, depois que algo é divulgado, dificilmente pode ser apagado ou controlado. Lembre-se: uma vez postado, sempre postado;
- Respeite a privacidade alheia: Evite falar sobre as ações, hábitos e rotina de outras pessoas; pense como elas se sentiriam se aquilo se tornasse público. Peça também autorização antes de postar imagens em que outros apareçam ou de compartilhar postagens alheias.