Imposto de Renda: 2 dicas para receber a restituição primeiro em 2024
A pergunta que não quer calar é “quando vou receber a restituição do Imposto de Renda?”
Para muitos contribuintes, declarar Imposto de Renda significa também garantir uma renda extra com o dinheiro da restituição. Por isso, a pergunta que não quer calar é “quando vou receber a restituição do Imposto de Renda”.
A resposta varia de acordo com alguns fatores. Quem explica é o professor da Universidade Federal do Ceará Eduardo Rodrigues:
“Em primeiro lugar, a prioridade fica para acima de sessenta anos com atenção especial aos maiores de oitenta anos, ou seja, quem tem acima de oitenta anos tem uma prioridade maior ainda. Na sequência, pessoas com deficiência física ou mental e aquelas com doenças graves listadas em lei, como tuberculose ativa e múltipla. Depois desses grupos, os profissionais que declaram como sua principal fonte de renda o magistério entram nessa prioridade”.
- Beber água na garrafa de plástico aumenta a pressão? Veja o que diz a ciência
- 3 destinos incríveis para viajar em março no Brasil e aproveitar muito
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
“Após esses três grupos prioritários, os contribuintes que utilizam a declaração pré-preenchida ou escolhem o Pix como forma de receber a restituição são beneficiados com uma certa precedência no recebimento. Para todos os outros, a instituição segue a ordem de entrega da declaração”.
A Receita Federal já divulgou as datas dos lotes de restituição. O primeiro lote será pago no dia 31/05, o segundo lote será pago no dia 28 de junho. O terceiro lote será pago em 31 de julho. O quarto lote será pago no dia 30 de agosto e, finalmente, o quinto lote será pago no dia 30 de setembro. Ainda há mais cinco datas de pagamentos, desta vez para lotes residuais (para contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram a situação). São nas datas de 31/10, 29/11, 31/12, 31/01/2025 e 28/02/2025.
Deypson Carvalho, professor da UDF também explica como ficar por dentro da situação da sua restituição: “Para saber sobre a restituição, o contribuinte deverá acompanhar o processamento da sua declaração no e-CAC ou no novo portal de serviços na página da Receita Federal do Brasil na internet”, diz.
A declaração do Imposto de Renda 2024 pode ser feita até o dia 31 de maio.
Mais dicas sobre a Declaração do Imposto de Renda 2024
Imposto de Renda 2024: com nova tabela, veja quem fica isento neste ano
11 mudanças na declaração do IR 2024 para ficar atento
Imposto de Renda 2024: como fazer a declaração em poucos minutos?
Saiba até quando entregar a declaração sem multa
IR 2024: Veja como baixar o programa gerador da declaração
Com informações da Agência Brasil.